Você sofre com pouco espaço no seu quarto? Vai se mudar para uma casa ou apartamento com quartos menores? Esta dica de hoje então é para você!
É fato que os cômodos estão cada vez menores, especialmente, nos novos empreendimentos. Ainda assim, buscamos sempre priorizar por conforto e um ambiente agradável aos olhos, bem decorado, mesmo que seja pequeno. E, para isso, é fundamental aproveitar bem cada espaço existente, para fazer um ambiente aconchegante e organizado.
Manter um bom espaço de circulação é crucial. Por isso, uma boa alternativa é usar a cama encostada à uma das paredes, pois esta ocupa a maior área do espaço. Com essa medida, o centro do quarto fica livre para o manuseio dos outros móveis: abrir gavetas e armários, mobilidade da cadeira da mesa de estudos e até criar um espaço para as crianças brincarem.
Uma dica útil é evitar usar a cama sob a janela, pois dificulta o acesso à mesma e atrapalha na hora da limpeza. Além disso, expõe quem dorme às correntes de ar e umidade. Porém, as paredes com janelas são ideais para acomodar as mesas ou bancadas de estudos, favorecendo as atividades com a iluminação natural.
Crianças e adolescentes tem muitos brinquedos e acessórios. Para acomodar essa tralha toda, você pode fazer uso de bastante prateleiras.
Por fim, não hesite em usar o espaço sob as camas. Elas podem ter gavetões, baús e até mesmo ser usado o espaço livre para acomodar caixas de plástico.
Veja abaixo 11 ótimas soluções para otimizar o espaço dos quartos pequenos:
A beliche é uma das melhores soluções para acomodar duas pessoas em um quarto pequeno. Uma boa ideia é aproveitar o espaço, conjugando-a a um armário, com prateleiras e gavetas.
Armários de canto costumam ser profundos, ideais para acomodar itens volumosos como casacos e malas, além de prateleiras giratórias para sapatos. Sempre que possível, instale-os para o espaço render.
As camas podem ganhar baús e gaveteiros, aproveitando melhor a cabeceira e o espaço sob elas.
Quando o espaço é pequeno, uma boa ideia é dispensar a mesinha de cabeceira e instalar a bancada ou mesa de estudos ao lado da cama.
A cama mais alta tem gavetas, permitindo maior espaço de armazenamento. Já os cubos e prateleiras deixam os livros à mão.
O uso de cores neutras torna o ambiente mais leve.
Prateleiras e nichos ajudam a organizar os itens como livros e cds. Lembre-se: quanto menor o ambiente, mais organizado ele tem de ser!
As prateleiras não precisam ser profundas. Com 20 cm, já podem acomodar livros sem roubar espaço da circulação.
Muitas vezes, posicionar a cama sob a janela é a única alternativa e essa solução permitiu criar uma bancada de estudos maior. O gaveteiro com rodízios é uma boa solução para espaços pequenos.
Crianças adoram camas altas. Útil, o modelo da foto acomodou um pequeno armário e várias gavetas.
Espelhos não servem apenas para conferir a aparência. Na decoração, têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes. Uma sugestão é anexá-los à porta de correr do armário. Assim, não ocupam espaço na parede e remetem à sensação de maior perspectiva.
Mais ideias:
E então, gostou das dicas? Utilize-as no seu quarto e verá que ganhará muito mais espaço!