Artista plástica Norma Denise lança livro ‘Aradálias: Mulheres de mármore e flor’ nesta quarta-feira

24

Evento é aberto ao público e será realizado no Bloco 5S do Campus Santa Mônica da UFU

 

A artista plástica Norma Denise lançará nesta quarta-feira (5), no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Bloco 5S – uma coletânea de histórias de mulheres que contribuíram, dentro do tempo, espaços e contingências, com o caminhar da civilização. Intitulado “Aradálias: Mulheres de mármore e flor”, o livro é um convite à viajar no tempo e conhecer a história de centenas de mulheres que fizeram ou coadjuvaram na construção ou destruição de impérios, que teceram intrigas ou tentaram promover a paz. A obra tem o patrocínio da Associação Sócio-Cultural José Lázaro Henriques.

Para escrever sobre essas mulheres do anonimato que viveram antes de cristo, como a lendária Semírames, a que está estampada nas notas de Real,- até a Lady Di foram oito anos de minuciosa pesquisa e trabalho artístico, a fim de também dar a todas uma identidade visual. Por meio do desenho, a artista cria imagens e as veste com as roupas da época em que cada uma viveu, para eternizá-las e valorizá-las. É a moda através do tempo. Tudo em bico de pena.

De acordo com Norma Denise, saber mais sobre mulheres que tiveram um papel na história, mas não são expostas é importante. “Gosto muito de história e sempre quis me aprofundar. Esse trabalho traz mulheres que tiveram relevância e que vem desde a antiguidade, passando pelas rainhas egípcias, bem como pela índia Bartira, fundadora do Reino da Angola, de Chica da Silva, das seis esposas de Henrique VIII e muitas outras”, afirma.

Este é o primeiro livro da artista plástica. A obra que contempla a história de 105 mulheres é uma volta no tempo que agora está em mais de 352 páginas. O livro pode ser adquirido no dia do lançamento e depois na Associação Sócio-Cultural José Lázaro Henriques (Rua Da Glória, 44, Centro, Araguari).

Sobre Norma Denise

 

Graduada em Artes Plásticas e Educação Artística pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto, UNAERP, São Paulo, respectivamente em 1974 e 1977. Possui mestrado em História da Arte pela Universidade de Franca, em 1987; mestrado em Artes pela MOSATEUM, em São Paulo, 1990. Curso livre de história da Arte no Ateliê Elizabeth Nasser, em Uberlândia de 1994 a 1995.

Atuou como professora de Desenho e História da Arte em escolas regulares, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais e no Conservatório Musical de Artes de Araguari, dando aulas de Apreciação, Percepção Musical e Pintura. Morando em Uberlândia, Norma, que é aposentada há 18 anos, ainda atua como pintora, ilustradora e pesquisadora de Arte e História.

 

SERVIÇO:

Lançamento livro Aradálias: Mulheres de mármore e flor

Data: 5/9 – quarta-feira

Horário: 20h

Local: Campus Santa Mônica da UFU (Bloco 5S).

You might also like More from author

Comments are closed.