Aumenta procura de homens por cirurgias plásticas

75

cirurgia-plastica

Presença do público masculino se torna constante nos consultórios

O que antes poderia ser considerado um tabu para os homens, hoje se torna um dos destinos mais comuns entre eles. Pelo menos é o que revela um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com a pesquisa, a procura do público masculino pelos procedimentos cirúrgicos quadruplicou nos últimos cinco anos no país, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, com média de 31,5 por hora.

Com base no estudo, muito desse avanço se remete à mudança no comportamento e na segurança das pessoas em relação aos procedimentos estéticos. Aos 31 anos, o gerente comercial Rodrigo Ruas não se arrepende da decisão que tomou. Cansado de se queixar pela aparência do nariz, ele aproveitou de um acidente para iniciar uma nova transformação em sua vida.

“Era algo que me incomodava bastante, inclusive para tirar fotos. Foi quando quebrei o nariz e decidi fazer a cirurgia para repará-lo de vez. Felizmente, minha família assegurou todo o apoio necessário e as conversas com o médico foram muito importantes para ter tranquilidade. Tinha receio pelo pós-operatório, mas cumpri tudo o que foi recomendado e não senti nada além de um inchaço normal. Após a operação, minha vida mudou completamente, principalmente a autoestima”, conta.

De acordo com o médico Francisco Naves, cirurgião plástico credenciado pela SBCP, a rinoplastia, ação para reparar o nariz, está entre as mais procuradas pelo público masculino na juventude. Além disso, existe uma busca maior pela toxina botulínica e pelo preenchimento com ácido hialurônico. Para ele, o aumento da procura dos homens pelos procedimentos vai além das estatísticas.

“Trata-se de uma mudança cultural, com a diminuição do preconceito e com respeito à vaidade de cada um. Não à toa, o Brasil é referência mundial em cirurgia plástica, pela excelência no atendimento e nos resultados. Hoje, os homens se sentem mais seguros em ir aos consultórios e satisfazer suas vontades para ficar bem consigo mesmo”, explica.

Procuras variam conforme a idade

Com base nos dados cedidos pela Sociedade Brasileira, apesar do aumento, as mulheres correspondem a 80% dos consultórios de cirurgiões. Ainda conforme informou Francisco Naves, além da rinoplastia, a ginecomastia (correção de mamas masculinas) e a otoplastia (correção das orelhas em abano) estão entre as mais procuradas pelo público masculino jovem. O médico conta também que na faixa de 30 a 40 anos, os homens optam mais pela lipoaspiração (remoção do excesso de gordura), lipoescultura (purificação e redistribuição da gordura) e implantes capilares, cujo interesse também se destaca entre os 40 e 50 anos. Depois disso, a principal preocupação é em não perder o semblante jovial.

“A cirurgia nas pálpebras, que chamamos de blefaroplastia, é a mais requisitada entre os pacientes de 50 a 60 anos. Já para aqueles acima de 60 anos, a ritidoplastia (lifting facial ou tratamento cirúrgico das rugas do rosto) sem dúvidas é a líder de pedidos”, afirma.

You might also like More from author

Comments are closed.