“Boca de Ouro”, na visão de Gabriel Villela, com Malvino Salvador  e grande elenco, chega a Uberlândia daqui a quatro semanas

50

 

Em cena,  a atriz uberlandense Lavínia Pannunzio, além de Mel Lisboa, Claudio Fontana, Chico Carvalho, Leonardo Ventura, Cacá Toledo, Mariana Elisabetsky, Jonatan Harold e Guilherme Bueno

 

Depois de quase um ano de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campo Grande e Porto Alegre, além de duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro, o espetáculo Boca de Ouro será apresentado nos dias 9 e 10 de junho, no Teatro Municipal de Uberlândia. A peça de Nelson Rodrigues, escrita em 1959, ganha a visão de um dos principais encenadores brasileiros,  Gabriel Villela (indicado ao prêmio Shell de melhor diretor). No elenco, além de Malvino Salvador, Mel Lisboa, Claudio Fontana e mais sete atores, está a atriz uberlandense Lavínia Pannunzio, que há décadas tem reconhecida e premiada trajetória de sucesso no circuito teatral paulistano.  

Na trama rodrigueana, Boca de Ouro é um lendário bicheiro carioca, figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por uma dentadura de ouro. Também é conhecido como o Drácula de Madureira. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado por um repórter. Sua fonte é dona Guigui, ex-amante do contraventor, mulher que, ao longo da peça, revela diferentes e contraditórias versões do bicheiro. 

Este é o mote da tragédia carioca “Boca de Ouro”, cujo papel-título é vivido por Malvino Salvador, na montagem de Gabriel Villela. Mel Lisboa e Claudio Fontana vivem  o casal Celeste e Leleco; Lavínia Pannunzio é a transtornada Guigui, ao lado de Leonardo Ventura, seu fiel e apaixonado marido Agenor. Chico Carvalho é Caveirinha, repórter que carrega em si o olhar afiado e crítico de Nelson Rodrigues, jornalista que durante anos trabalhou em redações e conheceu ele próprio os vícios e contradições da imprensa. Cacá Toledo e Guilherme Bueno completam o elenco junto a Jonatan Harold, ao piano, e Mariana Elisabetsky, interpretando as 14 canções do espetáculo. 

A MONTAGEM 

A ambientação idealizada por Gabriel Villela remete a uma gafieira, com mesas e cadeiras, revezando-se entre uma redação de jornal e as casas dos personagens. 

Dentro das iconografias do subúrbio carioca, Gabriel utiliza a simbologia do Candomblé e das máscaras astecas no espetáculo. A casa de Celeste e Leleco traz muitas representações de Orixás sincretizados. A figura de Iansã (Guilherme Bueno) aparece toda vez que uma cena de morte acontece – ela faz a contra-regragem das mortes. 

Além da direção, Gabriel Villela assina os figurinos e a cenografia. A iluminação é de Wagner Freire, a direção musical e preparação vocal são assinadas por Babaya e a espacialização e antropologia da voz por Francesca Della Monica. Os diretores assistentes Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo completam a equipe criativa.

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues.

Direção, Cenografia e Figurinos: Gabriel Villela.

Elenco: Malvino Salvador, Lavínia Pannunzio, Mel Lisboa, Claudio Fontana, Chico Carvalho, Leonardo Ventura, Cacá Toledo, Mariana Elisabetsky, Jonatan Harold e Guilherme Bueno.

Iluminação: Wagner Freire.

Direção Musical e preparação Vocal: Babaya.

Espacialização vocal e antropologia da voz: Francesca Della Monica.

Pianista: Jonatan Harold.

Diretores assistentes: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo.

Foto: João Caldas Fº.

Produção executiva: Luiz Alex Tasso.

Direção de produção: Claudio Fontana.

Produção local: Uberlândia na Rota do Teatro. 

 

Serviço

Boca de Ouro

Local: Teatro Municipal de Uberlândia

Data e Horário:

Dia 9 de junho (sábado), às 20h30

Dia 10 de junho (domingo), às 19 horas 

Ingresso: 

Primeiro lote: R$75,00  a inteira e R$37,50 a meia 

Vendas:

Os interessados em adquirir os ingressos podem comprar na bilheteria do teatro, na loja Provanza, do Center Shopping; Brasal Incorporações, no Jardim Karaíba; Bouclè Salon, no Morada da Colina; ou, ainda, por meio do site www.megabilheteria.com. 

Duração: 100min 

Classificação: 14 anos

 

You might also like More from author

Comments are closed.