Uberlândia ganha Consulado português

46

flag_of_portugal-svgSerá inaugurado, na segunda-feira (dia 24), às 19h30, o Consulado Honorário de Portugal em Uberlândia. Ele funcionará no Edifício Fraternidade (entrada lateral), na rua Santos Dumont, 562, no Centro. O objetivo principal é dar assistência à comunidade portuguesa estabelecida em Uberlândia e nas demais cidades do Triângulo Mineiro. Segundo a consulesa Augusta Maria Mendes Mota, o Consulado Honorário também visa fomentar negócios entre Brasil e Portugal, especialmente na região.

O evento terá a participação da consulesa de Portugal em Belo Horizonte, Joana Pinto Caliço e do presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Fernando Meira Dias.

Os Consulados Honorários são repartições consulares subordinadas a um Consulado ou Consulado-Geral, cuja ação deve ser complementar no plano regional ou local. No caso do Consulado Honorário de Uberlândia, ele estará ligado ao de Belo Horizonte.

Também estão entre os objetivos do Consulado Honorário promover o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas, culturais e científicas entre o Brasil e Portugal. Além disso, pode solicitar às autoridades locais, dentro de sua competência, as providências possíveis em benefício das relações entre os dois países e servir como elemento de apoio das missões diplomáticas.

O Consulado Honorário tem finalidade de prestar assistência aos portugueses residentes em sua área de atuação, auxiliando-os em suas atividades e defendendo seus direitos. Pode também apoiar portugueses que estiverem em trânsito, ajudando-os em suas dificuldades.

Segundo registro da Polícia Federal, em 2015, o Brasil contava com 4.861 imigrantes portugueses.  A população atual de Portugal é de 10,5 milhões de habitantes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.