Em Sociedade

317

Amor maior

Há que se começar a coluna falando de uma das datas mais importantes para todos nós, celebrada neste domingo, o Dia das Mães. Só quem vive a maternidade entende a infinitude desse amor. E é quando, por mais que já amemos a nossa progenitora, valorizamos ainda mais essa relação de amor. Desejo que o próximo domingo, 9 de maio, seja um dia especial para todas a mães. Que nesse momento crítico que atravessamos, sobressaia-se o afeto, a admiração e o respeito que todas são merecedoras.

Preocupante

Mas, tem de ser dito…Esse “mas” tem de existir. Tenho conversado com muita gente e o clima é de grande preocupação. Para o comércio, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano. Há quem diga até que é a primeira. E, excepcionalmente, nesse 2020 será diferente. As portas da maioria dos lojistas estarão fechadas, o que é preocupante não somente para os donos das lojas, mas também para os seus funcionários, a maioria deles com vencimentos também por comissão de vendas. Esse comentário não é uma campanha pela reabertura do comércio. Só pra constar mesmo. Nesse ano, lamentavelmente, não haverá o passeio nos shoppings, a ida ao cinema ou ao teatro, a escolha do presente da vitrine e o almoço ou jantar no restaurante predileto. Uma triste constatação.

Divididos

Que situação lastimável essa. A gente fica até sem saber como se posicionar, até por que não existe posição que seja coerente neste momento. De um lado, a necessidade real de um isolamento para conter a ameaça também real de um vírus letal, de outro a economia indo pro brejo, deixando angustiadas, com insônia e sem perspectivas inúmeras famílias de empresários e de trabalhadores.

50 anos.

Meio século. É muita estrada, é muito chão percorrido. São cinco décadas de atividades sendo comemoradas nesse 2020 pelo grupo Rodoban. E muito linda a mensagem da empresa para clientes, fornecedores e coladoradores. Nela diz: ““50 Anos e 1° de Maio são datas que eternizam o nome RODOBAN. E a você que faz parte dessa história o nosso muito obrigado!”. Deixo aqui o meu abraço de admiração e respeito ao autor dessa história, Ivaldo Naves. E o desejo que o sucesso se perpetue sempre.

Reabertura

Os shoppings da cidade reabririam ontem, 2 de maio. Mas, depois de muitas reuniões com diretores, lojistas e a entidade que representa o setor, optaram por postergar essa reabertura e afirmaram que ainda está em curso um alinhamento entre a entidade e os órgãos competentes sobre protocolos de funcionamento, para bem-estar e segurança de todos. Enquanto isso, a gente vai se aproximando, ainda que virtualmente, destes espaços que fazem parte de nossas vidas, seja por meio dos eventos que realizam via internet ou do procedimento de compras on line.

Shopping Drive-Thru

Desde sexta-feira, 24, o Uberlândia Shopping iniciou uma ação inédita na cidade para oferecer maior facilidade aos clientes na hora das compras: o Drive-Thru Uberlândia Shopping. Um ponto de apoio foi definido exclusivamente para a entrega de produtos das lojas participantes, exceto Praça de Alimentação. O projeto segue todas as recomendações de proteção e saúde contra o novo coronavírus (COVID-19) O serviço acontece de 12h às 18h, em todos os dias da semana pela Entrada E2 (entrada do Hipermercado BIG). A lista das lojas participantes está no site e e redes sociais do Uberlândia Shopping.

Aciub

Desde quinta-feira, 30, a entrega e protocolo do ‘Termo de Reconhecimento Compartilhado de Responsabilidade’, que é uma condição para a reabertura dos estabelecimentos comerciais autorizados em Uberlândia, é feita exclusivamente por e-mail. Em uma parceria com o Ministério Público, a Aciub receberá e fará o protocolo do documento através do e-mail protocolocovid19@aciub.com.br. Para baixar o arquivo com o modelo, que deve ser preenchido, assinado e enviado, basta acessar aciub.com.br.

Algar na rede

Nestes tempos de isolamento social, quando as crianças estão sem ir à escola, para minimizar os contágios do novo Covid-19, as redes sociais do Instituto Algar oferecem mais uma opção de aprendizado e entretenimento para crianças e adolescentes que permanecem em casa. O Instituto está compartilhando conteúdos de qualidade, com transmissões ao vivo em seu Instagram. Durante um mês o Instituto irá realizar lives de segunda a sexta-feira, às 10h, com conteúdo infantil. E, às quintas-feiras, às 16h, conteúdos para os jovens.

Nesta terça

Em uma tradição anual, o Grupo Luta pela Vida, ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, adere à mobilização internacional “Dia de Doar”, que colabora com instituições e causas sociais para promover a cultura da doação em todo o mundo. O evento, agendado para o início de dezembro, ganhou mais uma data de incentivo à causa. A campanha “Dia de Doar Agora” será realizada nesta terça, em 5 de maio, acompanhando o movimento global #GivingTuesdayNow, para atender ao momento de emergência atual.

Tô dentro

Muitas empresas e comunidade se desdobrando para ajudar movimentos que surgiram como força tarefa no enfrentamento ao covid-19. Várias campanhas já conseguiram comprar respiradores, EPIs e cestas básicas para ajudar neste momento tão complicado e assustador. Parabéns às iniciativas e seus voluntários e também quem tem feito doações. É isso! A gente assusta, mas não perde o caminho. Vamos com fé e firmeza nos passos!

Tô fora

Gente que não respeita nem o contexto da pandemia e usa isso para se promover. O que tem de pessoas pegando carona no corona, usando a fragilidade do momento, não está no gibi. Temos visto, inclusive, muitos pré-candidatos aproveitando disto, pra já tentarem garantir o voto. Isso não só é muito feio e imoral, como também é bastante cruel.

Pimenta refresco

Por mais que a gente seja otimista imaginando que as pessoas serão mais civilizadas, perdemos a esperança ao ver a quantidade de máscaras que estão sendo descartadas nas ruas. Tenho imagens de várias deixadas em árvores, paralelepípedos e calçadas. Ou seja, simplesmente arremessadas às ruas pelos que as usaram. Lixo humano que descarta lixo nas ruas. O que dizer de alguém que não se comporta civilizadamente nem em um contexto como este, que pede higiene e bom comportamento das pessoas? Nem a tragédia do momento – sim, esse é o nome, pois estamos atravessando um momento trágico, pior do que possamos imaginar -, consegue incutir na mentalidade egoísta e mal educada destes seres que as doenças se proliferam também pelo lixo acumulado nas ruas. Fico imaginando o quão egoísta deve ser alguém que tem uma atitude dessas. Coloca o lixo de sua casa pra fora, mas também o descarta nas ruas, como se o mundo fosse apenas no interior de sua residência. Ou não. Talvez a moradia de alguém assim também seja tão lixo quanto a sua mentalidade grotesca, que se permite jogar máscaras nas calçadas.

You might also like More from author

Comments are closed.