Flávio Venturini e Sá & Guarabyra se apresentam na 8ª edição Uberlândia Cultural

85

No mês em que Uberlândia celebra 126 anos de história, a 8ª edição do projeto Uberlândia Cultural virá em dose tripla. No dia 7 de agosto, os mestres da música Flávio Venturini e Sá & Guarabyra subirão ao palco juntos para um belo espetáculo musical. O pocket show aberto ao público acontecerá na praça de alimentação do Uberlândia Shopping, a partir das 19h30 e promete mexer com lembranças e despertar emoções. Afinal, as músicas gravadas traspassaram gerações da música brasileira.

uberlandia-cultural

Os estilos musicais para esse segundo Uberlândia Cultural do ano variam entre o Rock Rural  e country rock, passando pelos baiões, xotes e xaxados e melodias instrumentais. Uma mistura de ritmos que vem na voz de grandes talentos da música. A dupla Sá & Guarabyra levanta a bandeira do Rock Rural, uma incorporação das influências do folk e da música country anglo-saxônicos. O ritmo segue uma linguagem poética que se refere aos temas do campo, resultando numa musicalidade com o compasso de balada pop. Entre os sucessos estão “Atrás Poeira”, “Dona”, “Verdades e Mentiras”, “Roque Santeiro” e muito mais. Para fazer o show ainda mais rico, entra em cena Flávio Venturini, que compôs pérolas em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”). Seus sucessos como “Nascente”, “Todo azul do mar”, “Noites com sol” e tantas outras estarão no repertório do show.

Sobre Flávio Venturini

Já Flávio Venturini, um dos ícones do movimento Clube da Esquina de Minas Gerais, revelou-se um dos mais talentosos e inquietos artistas brasileiros, trafegando com personalidade ímpar por diversos estilos musicais, melodias instrumentais, canções que marcaram e continuam marcando épocas.

Integrante dos grupos O Terço e 14 Bis, Flávio partiu em carreira solo ao lançar, em 1982 o disco “Nascente”, aclamado por crítica e público e onde eternizou canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações de artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Emilio Santiago, Alcione, Roupa Nova, Tito Madi, André Mehmari, Paulinho Pedra Azul, MPB-4 e, no exterior, por Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker.

Ao todo são 11 álbuns solo, incluindo “Andarilho”, “Noites com Sol”, “Beija flor” e o CD DVD “Linda Juventude”, que contou com as participações de Beto Guedes, Lô Borges, Paulinho Moska, Guinga, Marcus Vianna, Leila Pinheiro e Paulo Ricardo. Em 2009 lançou o DVD e CD ‘Não se Apague esta Noite’ com participações especiais de Mart’nália, Marina Machado e Luiza Possi.

Sobre Sá & Guarabyra e o Rock Rural

Influenciados por um lado pelo country rock e outros ritmos, como a música caipira de raiz do interior de Minas e São Paulo, Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Guttemberg Guarabyra eletrificam violas caipiras, sofisticando harmonias nordestinas e inserindo nas letras a renovada visão de um Brasil ainda semi-oculto das grandes metrópoles. Dessa forma, unindo o melhor do mundo pop à emocionante e rica simplicidade do interior brasileiro, o trabalho de Sá, Rodrix & Guarabyra acabou inaugurando um verdadeiro movimento ao qual se deu o nome de “Rock Rural”.

Trinta discos, milhares de shows, dezenas de trilhas de novelas, teses de mestrado, monografias e documentários nas redes sociais, mais de quatrocentas músicas ― gravadas por eles e por cantores de três gerações da música brasileira ― e quarenta exatos anos depois da gravação do hoje cult “Passado, Presente, Futuro”, Sá & Guarabyra chegam a 2014 no auge de suas potencialidades, cantando e compondo como nunca e como sempre, e prontos para comemorar a data com o lançamento de um DVD extraído do show que agora começa a viajar pelo Brasil: ”Rock rural 40 anos de estrada”.

O gerente de marketing do Uberlândia Shopping, Antonio Eloy diz que o Uberlândia Cultural é um projeto inovador em shopping centers na região, que soma esforços e investimento, surpreende, encanta, mexe com sentimentos, lembranças e provoca emoções. “É um projeto que transforma um espaço gastronômico em um palco para receber grandes talentos do cenário musical nacional, em espetáculos inéditos, em formato acústico, totalmente gratuito.

You might also like More from author

Comments are closed.