Frio agrava dores e doenças reumáticas

28

Procurar um especialista é fundamental para o melhor diagnóstico e tratamento

Aproveitar o frio, consumir bebidas quentes e se aquecer debaixo das cobertas. Para muitas pessoas, esses são alguns dos motivos que fazem do inverno a melhor época do ano. Por outro lado, a chegada da estação pode trazer muita preocupação, principalmente por conta das dores causadas com a queda das temperaturas.

Muitos desses desconfortos podem ser provocados por um aspecto natural nesse período. É o que explica o ortopedista do hospital Orthomed Center, de Uberlândia, Dr. Thiago Corrêa. “O frio faz os músculos perderem mais calor e se contraírem, causando rigidez pelo corpo. Com as articulações mais rígidas, os músculos podem perder amplitude e os nervos serem mais facilmente pinçados”, afirma.

Por essa razão, dores na coluna e problemas como artrite, artrose (bico de papagaio) e fibromialgia costumam ser agravadas nessa época. Consequências que podem ser evitadas com simples cuidados no dia a dia, de acordo com o ortopedista. Sobre a prevenção, o Dr. Thiago Corrêa aproveita para fazer um alerta.

“É fundamental nesse período manter o corpo aquecido, se alongar durante o dia e não parar de realizar atividades físicas. Mas se a dor for muito intensa (incapacitante) ou se tornar frequente, nunca deixe de procurar o médico”, ressalta.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.