Grupo Luta Pela Vida realiza exposição fotográfica para comemorar 20 anos de história

48

 

thumbnail_exposicao-terminal-centralEm 2016, o Grupo Luta Pela Vida comemora a marca de 20 anos trabalhando na luta contra o câncer. A ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia surgiu com um grupo de amigos que tinha como  propósito mudar a estrutura de atendimento oferecida aos pacientes com câncer em Uberlândia, que no início dos anos 90 recebiam um tratamento precário e sem grandes estruturas, feito de forma improvisada em uma pequena casinha no bairro Umuarama. Com a ajuda da sociedade, vinda através das doações, a realidade hoje do Hospital do Câncer em Uberlândia é bem diferente: em uma estrutura de mais de 10 mil m², o Hospital tornou-se referência no tratamento oncológico no interior de Minas Gerais. Atualmente estão em atendimento 7 mil pacientes, vindos de Uberlândia e  mais de 80 cidades da região. No Hospital, além do tratamento oferecido pelo corpo clínico, os pacientes contam com apoio sócio emocional oferecido pela ONG e seus mais de 500 voluntários.

Como os desafios não param, além de todo o trabalho desenvolvido na estrutura atual, o Grupo Luta Pela Vida iniciou as obras de ampliação das frentes de atendimento oferecidas, com a construção da 2º Unidade do Hospital, onde serão oferecidos os serviços de pesquisa, prevenção e diagnóstico, além do Centro de Cuidados Paliativos Oncólogicos.

thumbnail_exposicao-20-anos-do-hospPara comemorar toda essa trajetória de luta e união, o Grupo decidiu compartilhar com a comunidade os momentos dessa história por meio da exposição titulada “20 anos de solidariedade”. A mostra fotográfica itinerante ficará de 5 a 10 de dezembro, no Pratic Shopping do Terminal Central e, posteriormente, será exposta em outros pontos da cidade.

Segundo Cíntia Guimarães, voluntária da oficina de fotografia do Grupo Luta Pela Vida e uma das organizadoras da exposição, a ideia da mostra é contar visualmente um pouco da história de trabalho do Grupo. “São 140 fotografias que retratam diversos momentos, desde a casinha até a construção do Hospital do Câncer. Além disso a exposição conta também com outras imagens importantes, como do bazar, das equipes de voluntários, das aparelhagens, de procedimentos como quimioterapia e radioterapia e muito mais”, relata.  A fotógrafa informa ainda que a mostra está sendo preparada desde agosto e conta inclusive com fotos de arquivo do Grupo.

O presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira, vê a exposição como uma forma de materializar as conquistas e as evoluções alcançadas pelo Grupo. “A meu ver os 20 anos estão sendo comemorados de uma maneira bela e simples, que nos  traz muita alegria em função do que conseguimos realizar ao longo de duas décadas, bem como o que estamos concretizando com as novas frentes de trabalho por meio de novas iniciativas. É muito bom poder dividir nossa trajetória com a sociedade, já é ela que nos ajuda concretizar todos os nossos projetos em prol dos pacientes com câncer”, conclui.

Exposição “20 anos de solidariedade”

Até dia 10/12

Local: Pratic Shopping do Terminal Central

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.