Hospital do Câncer participa da FEMEC 2017 com foco no câncer de pele

37

hospital-do-cancerO Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, amplia mais uma vez suas ações de prevenção contra o câncer com a participação na 6ª FEMEC (Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais) feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, que ocorre de 22 a 25 de março, no Parque de Exposições do Camaru.

Como o foco da FEMEC é o homem do campo, o Hospital do Câncer contará com um estande e diversas atividades focadas na prevenção do câncer de pele, já que trata-se de um público que se expõe muito ao sol, além de ser um tumor que atinge muitos brasileiros. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer),  o câncer de pele não melanona é o mais frequente no Brasil  e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Entre as atividades de prevenção que vão estar no evento, haverá a palestra “Câncer de pele: como se proteger?”, que visa  conscientizar as pessoas sobre a incidência e os perigos dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Quem ministrará a palestra serão as pesquisadoras em saúde coletiva do NUPPEC (Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer), do Hospital do Câncer, Eduarda da Costa Marinho e Thaís Rezende Mendes. A palestra, que faz parte da programação geral da FEMEC, acontecerá no dia 24 de março, às 14h30.

O público poderá ainda conferir outras palestras sobre o câncer de pele no estande do Hospital do Câncer no evento, que serão realizadas nos dias 22 e 23 de março às 16h e no dia 25, às 14h. Além das dicas, os visitantes poderão receber orientações especiais sobre o tumor, como fazer o autoexame em manchas e pintas para detectar sinais e anormalidades na pele. Além disso, quem visitar o estande poderá conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo Hospital do Câncer, com iniciativas institucionais, como o “Tijolinho Solidário”.

Outra oportunidade para prevenção programada pelo Hospital será a ação #PõeFiltro, em que promotores vão passar pelos vários espaços da FEMEC com protetores solares para convidar as pessoas a passarem o produto e se prevenirem dos raios solares.

Segundo Virgínia Silva, analista de marketing do Grupo Luta Pela Vida, o evento é uma forma de levar informação aos produtores rurais. “A exposição contínua e sem proteção aos raios solares pode causar câncer de pele por isso o tema é apropriado. Nosso intuito é informar e alertar sobre essa doença que atinge tanta gente, em especial aqueles que trabalham de sol a sol para a produção de alimentos”, afirma.

O diretor do Sindicato Rural de Uberlândia, Dagmar dos Santos, acredita que falar sobre o câncer de pele é de suma importância. “O câncer continua matando as pessoas e ainda nos falta informação. Quero parabenizar o Hospital pela iniciativa de vir nos orientar a respeito do tema”, enfatiza.

A entrada na FEMEC é gratuita e o evento acontece das 10h às 22h.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.