II Mostra de teatro promove espetáculos gratuitos em Uberlândia

72

 

escola-de-mulheres-grupo-tupam-4De 22 a 25 de setembro, Uberlândia abre as portas para mais cultura com a “MOSTRA-TE” – II Mostra de Teatro de Uberlândia e Região.  Os espetáculos acontecerão em diversos espaços da cidade, entre eles o Teatro Municipal.

Integram a grade de programação dez peças teatrais, sendo sete selecionadas por meio de edital, além de dois grupos parceiros do evento e um convidado. Na agenda, há peças de companhias vindas da região e do interior de São Paulo com espetáculos de diferentes gêneros e temáticas, cada qual com a sua censura e para todo tipo de gosto, para os que gostam de dar risadas, curtem drama ou gostam de fazer reflexões.

A coordenadora artística, Yaska Antunes, idealizadora do evento disse que a I Mostra, realizada em 2013 teve viés competitivo e com intuito de homenagear o melhor ator, os diretores, enfim, os profissionais dessa área. Mas o conceito da II Mostra foi alterado. “Para essa segunda edição nosso intuito é atender a realidade local, com foco na atualização dos artistas e profissionalização e formação de plateias. Teremos debates com o corpo de artistas e público, com mediação de professores e pesquisadores. Queremos conhecer os grupos do entorno, num raio de 500 quilômetros e promover encontro entre atores, diretores, grupos de teatro e convidados como os pesquisadores de São Paulo e Rio de Janeiro, presentes na Mostra, que qualificarão o debate e a reflexão teórica. Rosyane Trotta da UniRio e Elena Vássina da USP – pesquisadora da Rússia, compõem o quadro dos profissionais conceituados presentes. Queremos promover a condição de intercâmbio de saberes distintos, cujas  consequências são amplas para o desenvolvimento e refinamento da Arte do Teatro na cidade e região. “Tem aspecto forte de atualização e  profissionalização”, explica.

Para a atriz Bia Pantaleão, do Grupo de Teatro Solúvel, de Uberlândia, a mostra é de máxima importância para a classe artística. “É uma oportunidade imensa que temos de expor o nosso trabalho e de sermos valorizados. Achei muito bacana a iniciativa haja vista que seremos remunerados. Estamos muito felizes”.

A entrada para as apresentações é gratuita, com a doação voluntária de ração para cachorros e gatos que serão revertidas para a APA. Durante  os quatro dias, o público poderá assistir a espetáculos e participar de workshops, debates temáticos, palestras, além de acompanhar conversas entre pesquisadores e os artistas dos espetáculos sobre seus trabalhos. As inscrições para as palestras e workshops vão até dia 21/09 pelo e-mail producao@vivamarketing.com.br.

Em sua primeira edição, o projeto recebeu um público de mais de mil espectadores.

O evento é promovido pelo Pétala – Grupo de Pesquisa e Extensão Teatro na América Latina – em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da Pró-reitoria de Extensão, Diretoria de Cultura, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Instituto de Artes (Iarte), curso de Graduação em Teatro e o Grupo de Estudos e Investigações sobre Criação e Formação em Artes Cênicas. Conta também com o patrocínio do Instituto Merola e apoio HOlhos através do incentivo da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio do Incentivo Fiscal.

 

Programação de espetáculos:

 

22 de setembro

16h – “Memórias de um quintal” com Insensata Cia de Teatro (Belo Horizonte/MG) – Local: Teatro Municipal (recomendação: Livre)

20h – “Escola de Mulheres” com Grupo TUPAM (Patos de Minas/MG) – Local: Teatro Municipal (recomendação: Livre)

22h – “Instalação” com Teatro Coletivo da Margem (Uberlândia/MG) – Ponto de Encontro: Círculo Oprerário de Uberlândia – Rua Bernardo Guimarães, 344 (plateia restrita – sujeito à lotação do espaço)

 

23 de Setembro

19h – “O homem que mastigava planetas” com Cia Líquida de Teatro Uberlândia/MG)- Local: Teatro Municipal (recomendação: 12 anos)

22h – “Ofélia / Hamlet / Rock Machine” com Cia de Teatro de Riscos (Ribeirão Preto/SP) – Local: Sala de Encenação Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU (recomendação: 18 anos)

 

24 de Setembro

16h – “Pequenas Grandes Memórias” com Cia Valentina – (Araxá/MG) –  Local: Sala de Encenação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU (recomendação: Livre)

18h – “Por Ti Não Importa Matar ou Morrer” com Mito 8 (Uberlândia/MG) – Local: Arena do Bloco 3E – Campus Santa Mônica/UFU (recomendação: Livre)

20h – “O Tempo” com Teatro Solúvel (Uberlândia/MG) – Local: Sala de Encenação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU (recomendação: 18 anos)

22h – “Dissolva-se-me” com LUME Teatro – Solo de Renato Ferracini (Campinas/SP) – Local: Sala de Interpretação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU (recomendação: 14 anos)

25 de Setembro

16h – “Um dia de Pic Nic” – Cia PICNIC de Teatro (Uberlândia/MG) – Local: Sala de Encenação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU  (recomendação: Livre)

 

Programação de palestras e workshops

23 de Setembro

09h às 13h – Workshop “Dramaturgia Colaborativa” com Rosyane Trotta (UNIRIO) Local: Teatro Operário’ – Rua Bernardo Guimarães, 344 – Fundinho

14h – Mesa redonda “Do texto à cena: concepções e subversões” com Rosyane Trotta, Mara Leal, Mario Piragibe e Kátia Lou Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309 – Fundinho

16h – Palestra “Legado de K. Stanislávski para o Teatro Contemporâneo)” com Elena Vássina (USP/SP) – Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309 – Fundinho

 

24 de Setembro

09h às 13h – Workshop “Dramaturgia Colaborativa” com Rosyane Trotta (UNIRIO)

Local: Teatro Operário – Rua Bernardo Guimarães, 344 – Fundinho

14h – Mesa redonda “Processos Coletivizados de Criação: dramaturgias” com Rosyane Trotta, Fernando Aleixo, Renata Kamla e Narciso Telles –  Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309 – Fundinho

25 de Setembro

14h – Roda de Conversa com todos os participantes – Local: Sala de Encenação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica/UFU

 

*Programação sujeita a alteração. Acompanhe pelas nossas redes sociais @mostradeteatroudi

*Todas as atividades estão sujeitas à lotação de cada espaço.

 

You might also like More from author

Comments are closed.