Já se planejou para começar bem 2017?

100

 

planejamento2017 está batendo as portas. É comum as pessoas fazerem planos para começar algo, seja dar início a uma atividade física, trocar de carro, ingressar numa faculdade, fazer a viagem dos sonhos, dar um up na empresa, mudar de emprego ou até mesmo de profissão. Muitos sabem onde querem chegar, mas a pergunta crucial é como chegar lá? Seja qual for o objetivo o planejamento é o ponta pé inicial.

“Um planejamento serve justamente para definir os objetivos almejados e estipular prazos, metas e estratégias para alcançá-los, levando em conta o momento da vida da pessoa ou do profissional”, afirma a master coach e analista comportamental, Hérica Santos.

Plano de carreira

Qualquer que seja a meta a se atingir é necessário ter determinação, disciplina e planejamento. Segundo a master coach Hérica Santos, com 20 anos de experiência em gerenciamento de carreira, algumas etapas precisam ser seguidas para e elaboração do plano de carreira para a vida ou profissional, como o autoconhecimento, o objetivo e motivação. Por exemplo, no âmbito profissional, identificar o que gosta de fazer, aonde quer chegar e estar certo de qual profissão, tipo de trabalho, nível hierárquico que quer atingir é o primeiro passo, para isso o autoconhecimento é de extrema importância. “É preciso refletir sobre os comportamentos, relações e habilidades. Saber quais são os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades que o mercado oferece. Além de uma autoavaliação, é preciso determinar as preferências de carreira, estabelecer objetivos, desenvolver um plano e monitorá-lo. Esse plano deve ser realista”, afirma.

Hérica explica que ao traçar os objetivos a pessoa deve se perguntar aonde quero chegar? O que deverá ser feito para que eu consiga? Se estiver empregado, faço o que gosto? O salário que estou recebendo é o que o mercado está pagando? Depois da autoanálise, do seu objetivo determinado é preciso saber como chegar onde se deseja e para isso o profissional deve buscar a qualificação, aprender idiomas, cursos e o que for preciso para crescer. “À medida que estudar, será possível alcançar novos cargos e posições. Para chegar mais rápido ao objetivo, faça marketing pessoal, networking, pois manter um relacionamento profissional com as pessoas certas pode encurtar a distância até o seu objetivo”.

Hérica explica que planejar é um desafio e que o brasileiro ainda não tem a cultura do planejamento de carreira e por isso se frustra muito. “A carreira certa é aquela que equilibra a vida profissional e a afetiva. Se não há planejamento, as pessoas se perdem. O plano é importante porque o indivíduo passa a ter consciência a seu respeito, a respeito do mercado em que atua e da posição que ocupa, assim como da posição que deseja ocupar de forma ordenada, por isso é tão importante”, ressalta.

 

 

You might also like More from author

Comments are closed.