Lente de contato dental supera cirurgia plástica



lentedecontato
O procedimento está entre as últimas novidades na odontologia estética

Os tratamentos para aperfeiçoar os sorrisos evoluíram com o passar dos anos, atraindo cada vez mais brasileiros para os consultórios dos dentistas. Os dentes brancos e bem alinhados ganharam espaço entre os famosos e estão virando febre, superando até mesmo a cirurgia plástica. Dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) revelam um crescimento de 300% na busca por esses métodos nos últimos anos, enquanto que a média de crescimento de implantação de próteses de silicone e lipoaspiração alcança a média de 10% ao ano.

Procedimento que se destaca é a implantação de lentes de contato – finas camadas de porcelana aplicadas aos dentes, que podem alterar sua cor, formato e tamanho. “A odontologia evoluiu muito com a introdução digital no dia a dia, permitindo uma melhora nos diagnósticos de doenças, maior previsibilidade nos planejamentos e precisão nas intervenções. Na área estética, conseguimos excelentes resultados com as lentes de contato que além de embelezar o paciente, fortalece os dentes e aumenta a proteção”, explica a especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, Ana Cristina Magalhães.

Com cerca de 0,3mm de espessura, as lentes de contato são de porcelana e têm propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente. O procedimento pode é realizado com até três sessões. “Primeiro fazemos a moldagem e o planejamento, depois fazemos uma prova para os ajustes necessários e, por fim, com o trabalho pronto, encerramos com a colagem”, explica a especialista.

A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. Sua durabilidade é alta, dependendo do caso e cuidado do paciente e quando necessário, o paciente poderá refazê-las ou simplesmente retirá-las no consultório odontológico.