Mini panetone feito na latinha de leite condensado

101
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Que tal um desafio de Natal delicioso e super fácil de fazer: panetone caseiro. Mas, antes de colocar a mão na massa quero compartilhar com vocês a história deste bolo de Natal. O panetone, conhecido popularmente como pão grande, nasceu em Milão no século XIII. A receita original traz mel e uvas passa. Atualmente, existem várias versões deste maravilhoso pão grande.

A receita que eu vou ensinar hoje é a mais fofa de TODAS: mini panetones feitos na latinha de leite condensado. A dica é bem bacana para presentear um amigo com exclusividade.

Anote os ingredientes que você vai precisar:

– 8 latinhas;
– Papel manteiga;
– 400g de farinha;
– 75g de açúcar;
– 45g de fermento;
– 2 ovos;
– 80ml de leite;
– 125g de manteiga;
– 200g de uvas passas sem sementes;
– 1 colher de café de essência de Panettone ou laranja;

Modo de preparo:

  • – Aqueça o leite até 30ºC (se você não tiver um termômetro, basta colocar o dedo dentro do leite aquecido e contar 5 segundos, se o calor for suportável significa que está na temperatura certa),
  • – Em um bowl, adicione o açúcar, o fermento, 4 colheres da farinha, os ovos e o leite morno, misture bem e deixe descansar por 20 minutos coberto por um pano úmido e em um local da casa que a temperatura seja amena,
  • – Passado os 20 minutos, acrescente a manteiga, a essência, o restante da farinha e sove bem, (você deve sovar a massa até que ela desgrude das mãos), em seguida acrescente as passas, sove novamente e deixe descansar até dobrar de volume, (mais ou menos 40 minutos, mas isso depende muito do clima do dia ou da sua cidade).
  • – Depois de crescida, abra a massa, corte-a em pedaços iguais, faça bolinhas e coloque-as dentro das latinhas com o papel manteiga. (Não encha as latinhas até a boca, pois a massa ainda vai crescer!)
  • – Quando a massa das latinhas crescer novamente, leve ao forno pré aquecido a 180ºC até dourar.

Fonte: Show de Receitas

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.