Oktuberfest fomenta a economia criativa

624

Evento será realizado no estacionamento gratuito do Uberlândia Shopping de 3 a 6 de outubro com cerveja artesanal, gastronomia, música e até espaço kids 

No Brasil a economia criativa, considerado todo tipo de negócio gerado a partir da criatividade,- contempla 20 setores, entre eles a cultura e a gastronomia. Por valorizar esses dois pilares de suma importância para gerar negócios, o Uberlândia Shopping recebe de 3 a 6 de outubro, em seu estacionamento gratuito o Oktuberfest, uma festa que visa unir as lendárias culinárias de dois lugares distintos: Minas Gerais e Alemanha.

O evento contemplará 10 estações de alimentação, além das diversas cervejarias artesanais. Mas, você já se perguntou por que a cerveja artesanal é considerada economia criativa? “Porque traz um valor, uma causa e um diferencial, além de ter um público alvo. Se pensar que a indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos, produz receitas, e instiga a diversidade cultural, pode se dizer que o Oktuberfest fomenta a economia criativa”, diz o organizador do Oktuberfest, Matheus Gomes.

Quem for ao evento poderá saborear diversos tipos de cervejas especiais, como a Petra Puro Malte, Petra Escura, Petra Weiss Beer, Petra Malte, Petra Bock, Petra Aurum e outras, e de outros rótulos das principais cervejarias artesanais da cidade. “Quando falamos em economia criativa, estamos falando de produtos que têm um valor. No caso da cerveja artesanal, por exemplo, são produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. Quase sempre são produzidas em pequenas quantidades, por empresas familiares, que atendem principalmente a região onde estão inseridas, fortalecendo a economia local e gerando empregos. São bebidas para serem degustadas, chamadas de especiais, premium ou gourmet”, enfatiza Matheus Gomes.

No caso da gastronomia Oktuberfest, os amantes da boa comida encontrarão: joelho de porco, salsichão na brasa, leitão à pururuca, ceviche, chucrute, couve  manteiga salteada na gordura, pão de queijo com linguiça, costelinha defumada, pizza, hambúrguer, hot dog, sorvete de maçã, pêra assada com Queijo Canastra e muito mais. “Também são iguarias que não se encontram em qualquer cozinha. Além de atrair o maior número de pessoas, queremos que conheçam esses sabores. A cerveja artesanal faz parte de um mercado novo e merece visibilidade”, acrescenta Matheus Gomes.

Para deixar o evento ainda mais atrativo e animado, quinta (3) tem Berilo e Douglas Alessi, na sexta (4), Lulu Melo e Preto Imperial. No sábado (5), é a vez de Blues, Gato Preto e Glaucio Borges e, no domingo (6), Sociedade Livre e George Michael e os DJs Avner e Mari Cunha.

E tem mais: para garantir maior comodidade, conforto e segurança para os papais e mamães, um Espaço Kids também foi planejado para que as crianças possam desfrutar do evento em um lugar preparado especialmente para recebê-las, com piscina de bolinhas, escorregadores, jogos e brincadeiras, tudo acompanhado por monitoras especializadas.

 

Apoio municipal

 

O setor vem crescendo tanto que foi criada a lei municipal 12.801 de 2017, que regulamenta a instalação de fábricas que produzam até 30 mil litros mensais de cerveja artesanal. Antes disso, a iniciativa facilitou a legalização das operações.

O número de cervejarias artesanais regulamentadas em Uberlândia pelo Mapa saltou de dois para dez em três anos. A capacidade produtiva anual é de cerca de 1,5 milhão de litros de cerveja, por meio de 103 rótulos, de acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo no meio do ano.

 

Este segmento tem gerado mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade, com a criação de pelo menos 100 empregos diretos e impacto de outros 5 mil postos de trabalho na cadeia produtiva (estudo da Fundação Getúlio Vargas diz que para cada emprego no setor outros 50 são criados).

 

Programação:

Quinta e sexta, das 18h até 1h da manhã.

Sábado, das 12h até 1h

Domingo, das 12h até 22h.

Evento e estacionamento gratuitos.

 

Uberlândia Shopping

Inaugurado em março de 2012, o Uberlândia Shopping, localizado na zona sul da cidade, conta com 211 operações, distribuídas em mais de 52,9 mil m² de Área Bruta Locável, algumas inéditas na região como Zara, JohnJohn, Schutz, Cantão e Leroy Merlin, 35 opções de gastronomia, hipermercado Walmart e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Conta ainda com 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas, Espaço Família, Bicicletário e wi-fi gratuito.

Referência em sustentabilidade, o Uberlândia Shopping adota desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e possui certificação ambiental (ISO14001) e de Segurança e Saúde (ISO 45).

 

 

You might also like More from author

Comments are closed.