Perda de documentos aumenta chances de golpes e fraudes

166

Em tempos de instabilidade econômica e uma taxa de desemprego significativa, a precaução contra fraudes deve ser redobrada tanto pelos consumidores como também por parte das empresas. No caso de pessoas físicas, o uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é usado para realizar transações financeiras indevidas e os crimes decorrentes de fraudes podem acontecer quando documentos são perdidos, roubados, furtados ou acontece o extravio de documentos pessoais ou cheques e ainda quando há estelionato.

Já no caso das empresas, é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) que acaba sendo alvo de fraudadores que utilizam o CNPJ para tirar proveito do nome da organização, podendo gerar protestos, bloqueios, cancelamento de notas fiscais, perda de clientes e fornecedores.

Em caso de roubo ou perda de documentos os fraudadores podem aplicar diferentes tipos de golpes utilizando informações pessoais ou de empresas, como abertura de contas em bancos, compra de bens e serviços, financiamento de veículos. A CDL Uberlândia dispõe de duas opções tanto para pessoa física quanto jurídica, uma delas é o Alerta de Documentos, feita gratuitamente no balcão de atendimento com o boletim de ocorrência. A outra opção de grande ajuda nesse sentido é o SPC Avisa, contratando este serviço o CPF ou CNPJ é monitorado 24 horas por dia e sete dias por semana. As pessoas que tenham passado por essas situações, devem procurar a CDL com o Boletim de Ocorrência em mãos para fazer o alerta no sistema SPC Brasil em todo o território nacional e contratar o SPC Avisa para se resguardar.

O registro da eventualidade ocorrida ficará cadastrado no banco de dados e sempre que uma empresa consultar o CPF cadastrado, receberá a informação do roubo ou perda dos documentos. O SPC Alerta ajudará a prevenir que documentos e dados sejam utilizados por terceiros em fraudes ou compras sem a sua autorização. “É importante fazer o alerta para minimizar o risco de os dados pessoais serem usados por golpistas. As chances de sermos vítimas de uma fraude aumentam quando há perda de CPF ou RG. Por isso, é importante assim que acontecer algum problema, realizar o B.O e se dirigir até a CDL Uberlândia”, destaca Renata Barbosa, Gerente de Soluções e Negócios da CDL Uberlândia.

“Normalmente, a pessoa só descobrirá que foi vítima de fraude, quando for realizar uma compra em seu nome, tiver seu nome registrado no SPC ou quando ocorrer algum processo. Por isso, para minimizar esses riscos, vale a pena fazer uma proteção completa com a monitoria 24h através do SPC Avisa, e em caso de qualquer movimentação em seu CPF ou CNPJ você será avisado por e-mail ou SMS”, explica a gerente de soluções e negócios da CDL Uberlândia, Renata Barbosa.

You might also like More from author

Comments are closed.