Pesquisa aponta Bretas como uma das melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais

44

Bretas conquista a 12º posição no ranking de Minas

 A rede de supermercados Bretas foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar, segundo a premiação do Great Place To Work (GPTW), em Minas Gerais. São 48 lojas e oito postos de combustíveis no Estado, além, de um Centro de Distribuição. Atualmente mais de cinco mil colaboradores são empregados em Minas. A pesquisa visa identificar as empresas que têm as melhores práticas em gestão de pessoas. Em novembro de 2017, a rede foi eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no setor varejo.

A rede conta com uma política a inclusão, que oferece oportunidades para pessoas com faixas etárias de todas as gerações, sempre respeitando o gênero, a condição física ou orientação sexual. Por meio dos projetos Talentos Experientes, Programa Aprendiz e Pessoas com Deficiência (PCD) tem em seu quadro colaboradores com 20 anos de casa até os que estão começando a vida profissional agora. Sem contar o número de mulheres na liderança, que no Bretas é acima da média. São oferecidos a todos os colaboradores benefícios como assistência médica e odontológica, participação nos lucros, cursos de capacitação e oportunidade de crescimento profissional.

O Bretas sabe que é importante ter uma equipe diversificada, porque só assim é possível avaliar as necessidades dos clientes e adotar novas práticas para a empresa. O gerente de Recursos Humanos do Bretas, Wanderson Ferreira, afirma que hoje eles trabalham como se estivessem nas suas próprias casas. “Cada um se responsabiliza por uma parte do trabalho que realiza. O relacionamento das equipes é um grande diferencial e temos muitas ações que são elaboradas pelo nosso time e colocadas em prática pela empresa. Somamos a isto uma boa gestão da jornada de trabalho, permitindo a cada colaborador se programar para suas atividades dentro e fora da empresa”, enfatiza.

Quem trabalha, concorda!

Roberto Gonçalves Ribeiro, de 53 anos é gerente de setor de perecíveis no Bretas há quatro anos. Ele conta que já trabalhou em outras multinacionais, mas foi no Bretas que realmente se sentiu valorizado. “A empresa busca capacitar todos os colaboradores, nos oferecem oportunidades, além, de muitos benefícios como plano de saúde. Pra mim, é um prazer ir trabalhar todos os dias. É como se fosse meu primeiro dia”, afirma.

Wanderson Ferreira afirma que a empresa conseguiu o prêmio, porque um dos valores do Bretas é “Gente, que cresce com a gente”, e isso faz com que as equipes percebam que este valor é vivido no dia a dia, e que tudo que é falando é praticado. “Nossas ações estão alinhadas com o nosso discurso. Não tenho dúvidas que isto favorece um clima de confiança mútua. Um exemplo: durante os dois anos de crise financeira, tranquilizamos a todos informando que não cortaríamos benefícios. Fizemos melhor, realizamos um upgrade em nosso benefício saúde, ampliamos o desconto em compras e lançamos um cartão de crédito interno para todos gratuitamente”, afirma.

Segundo Wanderson Ferreira, o clima organizacional é algo construído por toda a equipe e depende da credibilidade da empresa junto a seus colaboradores, gerando um ambiente seguro para que todos possam desempenhar bem suas atividades. “Este é um momento de celebração por um resultado positivo. Tanto a empresa, quanto nós, sentimos como se recebêssemos uma “patente”, e que agora fazemos parte de uma equipe diferenciada. Importante neste momento nos manter fiéis a nossos valores, pois foram eles que nos trouxeram até aqui”, finaliza.

GPTW Minas Gerais 2018

A pesquisa é uma realização da Great Place to Work® Brasil, em parceria com o Estado de Minas, Encontro e Grupo HEL e apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). A cerimônia, que revelou as melhores empresas foi realizada nesta segunda-feira (25), no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. O Bretas figura a 12ª posição no ranking. Para participar as empresas precisou atender os seguintes critérios: estar sediada e com o CNPJ de inscrição no Estado, e ter 30 ou mais funcionários na região onde a pesquisa foi realizada.

O Bretas

Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 77 lojas, 12 postos de combustíveis distribuídos, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado latino americano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br

 

You might also like More from author

Comments are closed.