Pontes de Amor fará live em rede social para debater o tema “Adoção internacional de crianças crescidas”

122

A Pontes de Amor, entidade que apoia a adoção legal, a convivência familiar e comunitária e desenvolve projetos que visam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos,  irá realizar uma conversa para refletirmos sobre os aspectos da adoção de crianças crescidas e da adoção internacional,  trazendo elementos importantes na temática como os processos subjetivos na busca das origens (como no conhecido filme Lion) que, de certa forma, ocorre em toda adoção em variados graus. O encontro será nesta quarta-feira (8), ao vivo, por meio de live no Instagram da entidade Pontes de Amor, às 19h.

O momento de conversa também será para abordar os acompanhamentos desses processos de adoção, estágio de convivência, permanências e devoluções. Essa adoção de crianças crescidas internacional é um tipo de colocação que tem o objetivo de restituir o direito de convivência familiar comunitária de crianças e adolescentes, visando os aspectos psíquicos de adotado e adotante para manter essa capacidade de vinculação familiar. Para tanto, no encontro, será ressaltado o trabalho de adoção necessário, do processo de busca das origens da criança e tudo que envolva o bom relacionamento e convivência entre adotado e adotante, visando minimizar as chances de devolução.

A convidada para falar do assunto é Érica Espírito Santo, psicanalista e representante nacional do organismo COFA-Cognac (Confederação Francesa de Adoção-Comitê de Cognac). Também com vasta experiência no assunto, defendeu, em março/2020, o doutorado na UFMG: “Adoção Tardia e Internacional: uma análise psicanalítica de três relatos autobiográficos”. Ela irá falar sobre sua pesquisa e experiência no assunto, dividindo conosco sua visão após de profundo estudo.

A mediadora do encontro será Nayana Shimaru, psicóloga clínica, psicanalista, mestre em Psicologia (UFMG) e coordenadora de projetos da Pontes de Amor.

Serviço:  Encontro Mensal Pontes de Amor “Adoção internacional de crianças crescidas”

Data: 8 de julho (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Instagram Pontes de Amor

 

You might also like More from author

Comments are closed.