Pontes de Amor participa do lançamento do novo cadastro nacional de adoção

438

O novo sistema está na reta final de ajustes e em breve entrará em vigor em todo território nacional

 Com o objetivo de proporcionar mais celeridade aos processos de adoção, foi lançado, no dia 20 de agosto, em Brasília, o novo Cadastro Nacional de Adoção (CNA) unificado com o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA). O sistema foi desenvolvido pensando em uma visão integral da criança e adolescente em acolhimento, tanto em processos de reintegração familiar quanto em adoção. O novo sistema permitirá que o pretendente habilitado realize um pré cadastro, não sendo mais necessário o preenchimento manual. Além disso, terá informações dos habilitados e das crianças em acolhimento e a busca e vinculação de forma automática, recebendo as informações via e-mail. O sistema ainda vai possibilitar que as Varas de Infância de todo o país passem a se comunicar com mais clareza, agilizando as adoções interestaduais.

Na ocasião, a Associação Nacional de Grupo de Apoio à Adoção (ANGAAD) foi representada por alguns grupos de apoio, entre elas, o Pontes de Amor. Além do lançamento houve uma Formação sobre o novo sistema de adoção e acolhimento de crianças e adolescentes que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, com o objetivo de apresentar as novas funcionalidades do sistema.

A assistente social do Pontes de Amor, Oliviana Silva, destaca a importância do novo cadastro. “Com o novo sistema em pleno funcionamento, a situação da criança e do adolescente poderá ser agilizada, uma vez que esse sistema emite alertas constantes sobre a atual situação e os prazos legais que devem ser cumpridos. O sistema atuará na constante busca de solucionar a questão da criança e do adolescente, seja ela para uma possível reintegração familiar ou busca de famílias adotivas para as mesmas” finaliza.

 

You might also like More from author

Comments are closed.