Problemas emocionais podem provocar ou agravar doenças dermatológicas

41

analuisa_dermatologista

Um em cada três pacientes com doenças de pele, tem problemas emocionais

Já ouviu aquela expressão “estou com os nervos à flor da pele”? Saiba que ela se aplica perfeitamente ao nosso organismo. Quando nossas emoções estão abaladas isto também pode se refletir na nossa pele, desencadeando algumas doenças ou agravando outras.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um em cada três pacientes que sofrem com doenças de pele, tem problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão. O fenômeno, chamado de psicodermatose, é percebido em qualquer doença de pele, como vitiligo, acne, manchas, psoríase e dermatite atópica.

De acordo com a dermatologista Ana Luísa Moura, diversos estudos já comprovaram que a pele reflete nossas emoções. “Para ter uma pele saudável, além de dispor dos recursos dermatológicos, é necessário cuidar também dos sentimentos. As questões emocionais influenciam nossa pele, cabelos e unhas. Podem desencadear algumas doenças de pele, como a psoríase ou ser um fator agravante para outras, como a queda de cabelo”, explica a especialista.

Pele e mente guardam uma relação muito íntima. Saber avaliar e cuidar bem dessa relação certamente beneficiará não apenas sua pele, mas você como um todo. “A psicoterapia ou métodos que controlam o estresse, como acupuntura e yoga, podem ajudar a diminuir os sintomas e ainda prevenir novas crises. O importante é procurar o dermatologista para determinar as causas e o melhor tratamento”, afirma a dermatologista.

Veja as principais doenças de pele que são provocadas ou agravadas pelas emoções:
Hiperidrose: sudorese excessiva e constante;
Vitiligo: aparecimento de manchas brancas na pele, especialmente nas regiões dos genitais, cotovelos, joelhos, face, pés e mãos;
Eflúvio telógeno: queda de cabelo difusa que pode ser agravada ou causada por estresse, ansiedade e depressão.
Dermatite atópica: Doença crônica da pele que provoca coceira, vermelhidão e ressecamento da pele;
Acne: popularmente conhecida como “espinhas e cravos”, a acne é caracterizada pelo surgimento de erupções na pele, principalmente no rosto, costas e colo;
Dermatite seborreica: caspas (descamação e coceira) no couro cabeludo e placas secas avermelhadas na face e colo;
Psoríase: inflamação crônica da pele que provoca coceira e descamação e é caracterizada pelo aparecimento de placas, principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.