Produção de cerveja artesanal movimenta eventos em Uberlândia

121

 

Udi Beer Festival acontecerá no estacionamento do Uberlândia Shopping, de 25 a 27 de janeiro; confirmadas mais de 20 cervejarias de todo o país

 

O mundo da cerveja vive, hoje, no Brasil, um mercado de transformação com a chegada das cervejas artesanais, aquelas produzidas quase que de “forma caseira”.  De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o mercado de cerveja artesanal representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São produzidos, por ano, 14,1% bilhões de litros nos 1,2 milhões de pontos de venda por todo o país. No Estado de Minas, existem 65 cervejarias artesanais, sendo 33 em Belo Horizonte, 11 na região Sul do Estado, 13 na Zona da Mata, quatro no Triângulo Mineiro e outras quatro na região Oeste, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas).

 

E a bebida tem ganhado mesmo mercado e também consumidores. Em Uberlândia, há diversos espaços que oferecem cerveja artesanal e também produtos para a produção. A Parada Certa Cervejas Artesanais, localizada no bairro Santa Mônica, por exemplo, possui mais de 200 rótulos e os apreciadores da bebida vão em busca de cervejas que possuem aromas e sabores diferentes e também alguns estilos mais encorpados e alcoólicos. É o caso do analista de negócios, João Pedro Rezende Tomé, de 22 anos, que se rendeu aos sabores, às texturas e às cores das cervejas artesanais, também chamadas de especiais, não abrindo mão do paladar apurado.  “Um amigo meu trabalha na Parada Certa e me convidou para conhecer porque gosto muito de experimentar novos gostos. Tem uma com sabor de café que vale a pena saborear. E não tem como comparar a cerveja gourmet com uma cerveja popular. A ideia é que se beba pouco e melhor. Não é a quantidade, mas a qualidade”. afirma.

 

Udi Beer Festival

 

Entre tantas opções, a cerveja artesanal tem mesmo seu diferencial. De acordo com Marcelo Picosse, diretor do Uberlândia Food Trucks e organizador do Udi Beer Festival, evento que acontecerá no estacionamento do Uberlândia Shopping, de 25 a 27 de janeiro com objetivo de valorizar a cerveja especial. “A cerveja artesanal é fabricada com puro malte e na maioria dos casos, em fábricas menores do que o padrão industrial de fabricação das cervejas tradicionais como Brahma, que utiliza grãos maltados como milho e arroz e é produzida dentro de um enorme processo industrial”, afirma.

 

Para o evento estão confirmadas mais de 20 cervejarias de todo o país, tanto artesanal quanto as tradicionais, como BeerJuice, Uai Bier, Abadiana, Pelizer, Uberbrau, Heineken, entre outras. A expectativa da organização é receber mais de 10 mil pessoas durante os três dias de evento, que também terá espaços gastronômicos, com porções de churrasco, cortes defumados estilo americano, cortes premium, petiscos variados, hambúrguer artesanal, entre outros.

 

Marcelo Picosse conta que, em janeiro de 2016, abriu a primeira Beer Kombi da cidade, BeerJuice, vendendo chopp artesanal nas ruas e fomentando a cultura cervejeira, mas que o primeiro evento realizado foi o IrlanUdi, em 2016. “Este evento surgiu da ideia de homenagear a Irlanda já que nós éramos a sede olímpica da Irlanda durante as olimpíadas. O evento foi em março, na Praça Clarimundo Carneiro. Em outubro de 2017 fizemos a primeira edição do Oktoberlandia Bier Fest, no estacionento do Parque do Sabiá, e, em março de 2018, o Saint Patrick’s Day Beer Fest. Em outubro de 2018, realizamos a segunda edição do Oktoberlandia Bier Fest na esplanada do Teatro Municipal. Esse ano, nós temos o Udi Beer Festival, em um local diferente, com mais segurança, conforto e estacionamento gratuito”.

 

Fredson Dourado, superintendente do Uberlândia Shopping, afirma que começar o ano com eventos que fomentem o desenvolvimento gastronômico cultural é muito bom. “O público mineiro desenvolveu o paladar com o passar do tempo, o que fez com que as cervejarias investissem em produtos de excelência para atender a demanda por produtos de alta qualidade. Queremos convidar a população para o Uber Beer e experimentar as delícias de todo o país”, disse.

 

Ingresso para entrada no evento

 

Para cada dia de evento, o ingresso é 1 KG de alimento não perecível que será trocado por um pulseira na loja iBarbearias S.A do Uberlândia Shopping a partir do dia 20 de janeiro.

 

SERVIÇO:

Udi Beer Festival

Período: 25 a 27/01

Horário: a partir das 18h

Consumo não incluso.

 

Programação:

Udi Beer Festival

Atrações musicais

25 de janeiro (sexta-feira)

18h – The Crash Catchers
20h – Mad Houdini

26 de janeiro (sábado)

18h – Autopilots
20h – Blaymorphed – Maior cover Pearl Jam da América Latina

27 de janeiro (Domingo)

18h – Defuzz
20h – Bandit

Exposição de carros antigos

Sexta: das 18h às 22 h
Sábado e Domingo: das 16h às 22 h

Local: estacionamento do Uberlândia Shopping.

 

You might also like More from author

Comments are closed.