Quem é você pra dizer que é influenciador digital?

331

Desde que inventaram o termo “influenciador digital”, tenho visto se multiplicar perfis com esse detalhe na BIO mais do que Gremlins na chuva.
E sempre que vejo algum perfil com esse “cargo”, eu sempre acabo me fazendo uma pergunta (mentalmente, lógico):
“Quem é você pra dizer que é influenciador digital?”

Não que eu fique julgando perfil por perfil, mas é uma pergunta que as pessoas precisam se fazer, principalmente quem usa esse tipo de informação na sua BIO.
Vale lembrar que, em teoria, “Influenciador Digital” seria alguém que influencia outras pessoas (através da internet).
Isso é, novamente em teoria, seria como se tudo que o “influenciador” disser, muitas outras pessoas vão seguir / acatar. No caso de produtos ou serviços, as pessoas vão querer adquirir assim que virem o post no ar.
E é essa a sua realidade? Você – que usa esse termo na sua BIO – realmente consegue aferir esse tipo de retorno?
O que tenho visto é uma chuva de “influenciadores”, ou melhor, “influencers” (em inglês fica mais chique ainda), que adotaram o termo pra tentar ganhar dinheiro ou produtos de marcas que eles abordam diariamente.

É sério, virou moda falar que é “influenciador digital”! Como se fosse apenas ter um instagram com feed organizado que você já pode se proclamar influenciador.
E sabe o mais louco? Quem realmente pode se dizer “influenciador digital” não usa esse termo na BIO. Já reparou que grandes youtubers, blogueiros, instagrammers, e afins, dificilmente usam “digital influencer” no seu pefil?
Quem é não precisa falar que é.
E com isso eu tenho visto de perto o que muitas lojas devem receber sempre: mensagens de “influenciadores digitais” querendo dinheiro ou produtos.
E se eu te falar que 99,3% desses contatos são de perfis que não tem quase seguidores ou “YouTubers” com menos de 300 inscritos?
Nada contra quem está no começo, até porque eu sou um dos que mais defende ações com “micro influenciadores”. Porém, 100% dos casos são garotinhos que fazem um canal no YouTube ou instagram pra justamente, e somente, dizerem que são “influenciadores digitais” pra ficar pedindo coisas pras marcas.
Fazer um perfil no instagram, colocar “digital influencer” ou “influenciador digital” na BIO e sair mandando mensagem e/ou email para lojas (ou perfis que eles acham que são lojas, como é o meu caso).
PS: Não precisa ter um bom número de seguidores. É só falar que é digital influencer que a mágica acontece. Se tiver midia kit, melhor ainda!

Então, novamente, eu questiono: “Quem disse que você é influenciador digital?”
Se você chegou a conclusão ou te disseram que você é, então tira da BIO. Pois quem é diz não ser e quem não é diz que é. Entendedores entenderão.
Até a próxima, folks!

Texto – Guilherme Cury – Jornalista e blogueiro 

You might also like More from author

Comments are closed.