Saint Patrick’s Beer Festival traz tradições irlandesas a Uberlândia

490

 

 

O evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de março e a entrada é a doação de 1kg de alimento não perecível

 

A tradicional festa irlandesa, dia de St. Patrick’s Day – santo padroeiro da Irlanda -, vem se tornando parte do calendário brasileiro, sobretudo dos uberlandenses. O Saint Patrick’s Beer Festival já é data marcada para os cervejeiros de Uberlândia, e reúne dezenas de apaixonados pela bebida em um evento gratuito e com programação variada. A segunda edição do festival acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de março, no Fórum Abelardo Penna. A entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível.

A extensa programação cultural contará com diversas cervejarias participantes, representando a região, e uma gastronomia diferenciada com food trucks e food tents. Além disso, exposição de carros antigos e shows com grandes nomes da cidade, como a banda Venosa, animarão o fim de semana, regado de muita cerveja.

O evento é realizado pela Revista Cult e o Uberlândia Food Trucks, com o apoio da Prefeitura de Uberlândia. Para Célio Cardoso, diretor da Revista Cult, esses eventos são importantes para enaltecer o que há de melhor na cidade.  “Valoriza a gastronomia e fomenta o mercado cervejeiro de Uberlândia, já que estamos nos tornando a cidade da cerveja artesanal. Além disso, é um evento que tem um papel social importante, já que arrecadamos alimentos para serem doados. Buscamos também sempre valorizar os talentos locais, trazendo bandas da nossa cidade”, ressalta.

Na Irlanda, a data é comemorada com diversos desfiles e festivais para homenagear St. Patrick. Há desfiles, cheios de cores e apresentações teatrais, além de espetáculos e bandas internacionais. Os festivais, por sua vez, duram por uma semana com muita música, entretenimento e cerveja. No Brasil, a festividade se estende e já se torna tradição para os brasileiros, que também se vestem de verde, se divertem com a cartola e o trevo de quatro folhas, além de cantarem e beberem “green beer” (cerveja verde).

“Em 2016, quando a delegação da Irlanda chegou em Uberlândia para os jogos Olímpicos, nos fizemos um evento chamado IrlanUdi, celebrando a chegada dos atletas. O evento foi um sucesso e percebemos que há um nicho de mercado bom para as cervejas artesanais na cidade. Desde então, temos feitos diversos eventos nessa linha, com o intuito de fomentar a cultura cervejeira em Uberlândia”, ressalta Marcelo Picosse, diretor do Uberlândia Food Trucks.

São Patrício

O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é comemorado na Irlanda e em diversos países do mundo que aderiram a festividade realizada no dia 17 de março. A data marca a morte do padroeiro da nação irlandesa. Segundo historiadores, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e, com 16 anos, teria sido levado para a Irlanda como escravo. Pagão, Patrício teria se convertido ao cristianismo e se tornado um missionário, na tentativa de converter o povo celta. Dentre outros feitos, São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e a cor verde como marca registrada.

Serviço

Saint Patrick’s Beer Festival

Data: 15, 16 e 17 de março

Hora: Sexta-feira, de 18h às 24h, sábado, de 15h às 24h, e domingo de 15h às 22h

Local: Fórum Abelardo Penna (Rua Coronel Antônio Alves Pereira – Centro)

Entrada: 1kg de alimento não perecível

 

You might also like More from author

Comments are closed.