Especialista ensina como cuidar dos olhos no verão

No verão, muitas pessoas aproveitam o calor para ir ao clube, viajar, ir à praia e, merecidamente, descansar com a família. O oftalmologista do HCO, Cláudio Picosse, diz que nesta época do ano, os olhos precisam de cuidados especiais como a pele precisa de proteção. “No fim do ano, com a chegada do verão e com o aumento da temperatura as pessoas tendem a frequentar ainda mais os clubes, nadam mais, viajam e vão à praia, e estão muito mais sujeitas a irritações e queimaduras nos olhos. Isso acontece porque o cloro é uma substancia tóxica, e mesmo usado em pequenas quantidades pode causar irritações.

Outro alerta é com relação ao uso dos óculos escuros. Muitos caem na tentação de comprar óculos em camelôs ou de ambulantes e isso é um perigo, podendo causar queimaduras na córnea, além de aumentar as chances de se desencadear catarata, pterígio (o crescimento de uma membrana sobre a córnea e que pode dis torcer ou cobrir a visão), além de degeneração da retina”, explica o médico.
Picosse alerta as pessoas para que elas sejam cautelosas no verão e deixa algumas dicas para curtirem as férias e o calor da estação com menos risco a saúde dos olhos:
1. Use óculos escuros de qualidade. Além de evitar que os grãos de areia trazidos pelo vento e poeira entrem nos olhos, os óculos com proteção UV filtram os raios nocivos protegendo o cristalino e a retina;
2. Após nadar lave os olhos com água mineral para evitar irritações com o cloro e o sal;
3. Evite abrir os olhos dentro da água;
4. Use boné. Ele ajuda a proteger a visão contra a incidência direta de raios solares nos olhos;