Teatro Municipal de Uberlândia recebe Ali Babá e os 40 Ladrões nesta quinta (29)

15

Depois do bem sucedido 3º Seminário de Teatro Infantojuvenil, em que foram realizadas várias apresentações com casa cheia no Teatro Municipal de Uberlândia, o grupo traz novamente para cena da cidade o premiado, Ali Babá e os 40 Ladrões.

Premiado espetáculo encerra apresentações da Trupe de Truões no mês das crianças (Foto: Divulgação)
Premiado espetáculo encerra apresentações da Trupe de Truões no mês das crianças (Foto: Divulgação)

Primeiro conto da tradição popular universal de As mil e uma noites encenado pela Trupe de Truões com estreia em 2006, a montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e deu continuidade às investigações do grupo na linguagem do teatro infantojuvenil.

Em 2014, ganhou nova montagem, mantendo os elementos principais da versão original: a exploração e ressignificação de um único objeto – o bastão; e o exercício de navegação dos atores entre atuação e narração na pesquisa de literatura em cena.

Nesta nova versão do espetáculo, o espaço ganha amplitude, evidenciando em seu aspecto de tapete, o fluxo do jogo cênico de figuras múltiplas: personagens-tipo, ressignificação corporal e dança contemporânea. Como griôs, os atores resgatam na figura do narrador-ator o aspecto ritualístico e imemorial do ato de contar histórias.

Ali Babá e os 40 Ladrões da Trupe de Truões recebeu muitos outros prêmios em sua trajetória, entre os quais se destacam: 34º FENATA (Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – 2006) – Melhor Direção, Melhor Iluminação, Melhor Figurino, Melhor Cenografia, Melhor Espetáculo; 2º FENAT (Festival Nacional de Teatro de Campos de Goytacazes – 2007) – Melhor Espetáculo; 2º Festival de Teatro Universitário de Patos de Minas – 2007 – Melhor Montagem Infantil e Melhor Ator; 27º FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – 2007) – Melhor Direção, Melhor Conjunto de Atores, Melhor Maquiagem e Melhor Iluminação.

De acordo com o ator e gestor da Trupe de Truões, Ricardo Augusto, a apresentação do dia 29 de Outubro no Teatro Municipal de Uberlândia, que encerra as atividades do Grupo no mês das crianças, está sendo viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura através do Projeto Boca de Cena, que tem como objetivo fomentar as artes cênicas e musicais, divulgar e incentivar trabalhos dos grupos e artistas independentes da área atuantes na cidade, promover o acesso e a popularização dos espetáculos de dança, música e teatro, além de motivar a formação de público.

“Sempre que possível a Trupe de Truões participa do Edital Boca de Cena. Desta vez, ele oportunizará o encontro do Grupo com o público em um grande teatro da cidade com entrada a preço popular. Esperamos que a plateia de Uberlândia compareça e venha fechar as comemorações do mês das crianças assistindo a um espetáculo de teatro que prima pela excelência artística, e que se propõe a divertir toda a família, inclusive os adultos”, convida Ricardo.

Serviço:
O quê: Espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões com Trupe de Truões
Quando: 29/10 às 20h
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070 – (34) 3235-1568
Ingressos a preço popular: R$ 12 – inteira // R$ 6 – meia

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.