Uberlândia receberá sua 1ª Virada Cultural

22

 

13631662_611267219031800_7827098128209299723_nCultura em Movimento, que acontece em agosto, promete reunir várias manifestações artísticas e culturais em um mesmo espaço

No mês em que Uberlândia completa 128 anos, o teatro, a literatura, a música, a dança e a arte presentearão a população com a primeira virada cultural de Uberlândia, denominada “Cultura em Movimento”. As atividades acontecem nos dias 26 e 27 de agosto, a partir das 16h, em toda a área do Teatro Municipal.

A estimativa é que as apresentações, exposições de arte, shows musicais, oficinas, bate-papo com artistas, feiras, mostras e outras atividades recebam um público estimado em 8 mil pessoas. O intuito é proporcionar a diversidade cultural e artística da cidade mostrando o que há de melhor em Uberlândia, tudo isso em um grande evento repleto de manifestações artísticas, com vários ambientes e eventos paralelos simultâneos.

“A ideia de reunir essas diferentes formas de arte em um único espaço é permitir que a beleza e o diferencial de cada uma possa resultar num evento marcante e atrativo para o público. Serão dois dias para viver de arte!”, afirma Antonia Nunnes, diretora da Viva Marketing, responsável pela realização do evento.

Peça teatral

O espetáculo dirigido pela atriz Ana Beatriz Nogueira é uma das principais atrações da Virada Cultural. A peça “Tudo que eu queria te dizer”, é um monólogo com cinco personagens distintas sobre as inquietações do cotidiano feminino. A peça conta em sua estrutura com a transposição para os palcos de cinco cartas que Martha Medeiros publicou em seu livro. Essa comédia romântica que está fazendo sucesso em sua turnê nacional vem para Uberlândia especialmente para participar da Virada Cultural.

A venda dos ingressos para a peça teatral “Tudo que eu queria te dizer” está disponível pelo site Megaue Ingressos com um lote promocional no valor de R$25,00 (meia entrada). As demais atividades são gratuitas.

Ações culturais gratuitas

A arte de ler, a poesia  e o debate de temas interessantes será a tônica do Espaço Literário com a mostra de escritores “O que é que Uberlândia tem”.  Além de exposição de livros, com obras de diferentes temas a preços acessíveis, haverá lançamento de livros,  sarau de poesias, palestras e bate-papos com escritores consagrados de nossa cidade como Mônica Cunha, Anita Godoy, Fernanda Oliveira, Taty Ferreira e Ivone Assis. A programação literária é abrangente e atrairá a atenção de jovens, adultos e até crianças que terão acesso a Contação de Histórias com Leda Gonzaga e Teatro No Mi em parceria com o SESC.

Nas artes visuais, exposições de artistas plásticos, escultores e um live painting de grafite e de tatuagem prometem colorir o espaço com trabalhos de artistas e artesãos de Uberlândia. Outra novidade do evento é a Feira da Dona Coisinha, uma feira de empreendedorismo criativo que reúne projetos das áreas de moda, design e arte. Serão cerca de 20 expositores no local numa grande mostra do artesanato criativo.

A música promete shows variados e super animados. Banda Venosa, Trio Facuá com Jack Will, Arthur Xará, Santo Groove, Minimal, Sagrados Florais e Saravashivaya já estão confirmados e prometem animar a plateia com estilos diversos que vai desde o forró, passando pelo rock, reage, indie rock, MPB e os cantos de todas as etnias com o som emocionante da Saravashivaya.   O palco estará livre aos talentos da cidade, que poderão se inscrever para participar do projeto

Para surpreender o público, a dança também estará presente com apresentações inesperadas em forma de flash mobs. A escola de dança Studio 22, Passo de Arte e o grupo de danças urbanas Udi Crew já estão preparando coreografias inéditas para o evento.

O cinema também tem espaço garantido na Virada Cultural. O Cine Sesc estará presente com exibição de filmes para adultos e crianças.

E na gastronomia, o Festival Gastronômico Comboio Cult,  com 15 food trucks e food bicke que estão se preparando para oferecer diversidade nas opções de alimentação com pratos preparados especialmente para a Virada Cultural.

Todas as atividades terão acesso gratuito, exceto a apresentação teatral. “Todas essas ações estarão integradas num único espaço para que as pessoas permaneçam o maior tempo desfrutando das sensações proporcionadas pela cultura e gastronomia”, destaca Carolina Miranda, gerente de eventos da Viva Marketing.

Além das atividades mencionadas, o projeto contempla muito mais atrativos que poderão ser conferidos no hotsite do evento www.viradaculturaluberlandia.com.br. A cada dia a programação  está sendo incrementada, haja vista que muitos artistas querem participar.

A Algar e o governo de Minas Gerais apresentam o Cultura em Movimento,  projeto viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização da Viva Marketing. O Projeto ainda conta com o apoio da Start Química e Provanza e parceria do Sesc Uberlândia, Dicult e Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.

Fique por dentro de tudo que vai rolar pelo www.facebook.com/culturaemovimento.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.