Uberlândia Shopping conquista prata no Prêmio Abrasce 2016

77

 

002

 

O Uberlândia Shopping, referência na cidade e na região do Triângulo Mineiro, conquistou o Prêmio Abrasce 2016, da Associação Brasileira de Shopping Centers. Concorrendo com empreendimentos de todo o país, o centro de compras garantiu prata na categoria Newton Rique de Sustentabilidade, com o projeto “Economia e Sustentabilidade”. O prêmio foi entregue no dia 12 de setembro, em São Paulo, durante o 14º Congresso Nacional de Shopping.

O projeto de Economia e Sustentabilidade, do Uberlândia Shopping visa reduzir impactos e custos gerados a partir de processos ineficientes. Para a implantação, vários procedimentos foram revistos, como por exemplo, revisão da estrutura de limpeza, padronização de atividades, redução de insumos e implementação de ferramenta corporativa para estimular a melhoria contínua de processos.

Segundo o superintendente do shopping, Fredson Dourado a premiação é o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação. “Temos uma política ambiental mais assertiva, e buscamos sempre elaborar projetos que contribuam para a preservação dos recursos naturais. A premiação é sempre motivo de alegria e incentivo para o shopping e seus lojistas, já que economizar é uma responsabilidade de todos”, disse.

A preservação ambiental é um dos pilares da Política de Responsabilidade Corporativa do Uberlândia Shopping. Desde a concepção de seu projeto, o empreendimento se preocupou em ter uma estrutura sustentável, que gerasse economia dos recursos naturais.

Mecanismos sustentáveis

As torneiras têm sensores, e as descargas são econômicas, com controle do volume de água. Além disso, o empreendimento conta com um sistema de captação de água pluvial, que funciona por meio de um reservatório com duto específico. A chuva cai, passa por um filtro que retira qualquer sujeira sólida que vem das telhas, e depois cai num reservatório instalado nas áreas técnicas. Ali ficam reservados milhares de litros de água não potável, mas tratada por uma bomba dosadora de cloro. Esta água é bombeada até um reservatório que conectado a tubulações abastecem a descarga do vaso sanitário e irrigam todas as plantas que compõem o paisagismo no local. Só em 2015, os mecanismos sustentáveis resultaram ao shopping uma economia de R$ 1 milhão, além da redução do impacto ambiental e do consumo de água e energia – em virtude da diminuição do tempo de uso – e a exclusão de serviços redundantes.

Além das formas de economia de água, investimentos também são realizados na economia de energia. O Uberlândia Shopping trabalha com soluções arquitetônicas sustentáveis para a redução de energia elétrica. A água dos chuveiros automáticos do vestiário é aquecida por sistema solar e muitos espaços recebem iluminação natural devido às vidraças. Com a iluminação natural no centro de compras, é possível manter desligadas 60% da iluminação destes ambientes. Com o sistema de automação predial, é fácil otimizar e gerir o sistema de iluminação e ar condicionado do complexo.

Outras premiações

Na edição de 2015 do Prêmio, o empreendimento também foi vencedor prata destacando-se com o Uberlândia Cultural, projeto que busca promover cultura democrática na cidade e que se sintetiza por trazer grandes nomes da música brasileira. Já em 2014, o shopping, foi contemplado nas categorias Prêmio Abrasce Gestão, com o “Programa de Gestão em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente” e o Prêmio Abrasce Marketing, com o projeto “Pass Card Vip”, receb

You might also like More from author

Comments are closed.