Uberlândia Shopping conta com Ecoponto para coleta de pilhas e materiais recicláveis

160

Os objetivos são estimular a conscientização, sensibilizar os visitantes para o cuidado com o meio ambiente e oferecer à população um local para descartar seus resíduos de forma correta

 

 

O Uberlândia Shopping recebe anualmente milhões de visitas e mais do que nunca é primordial ter políticas e sistemas de gestão voltados para a segurança do trabalho e preservação do meio ambiente. Com essa premissa levada a sério, além das lixeiras de reciclagem com sacos de lixo coloridos para o descarte de materiais, o Uberlândia Shopping conta também com um Ecoponto na área externa do empreendimento, próximo ao bicicletário, com o intuito de oferecer uma melhor estrutura de coleta e ampliar o recebimento de resíduos gerados e que sem destinação correta podem prejudicar a natureza. Entre eles estão lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias que são tóxicos e não podem ir para o lixo comum.

 

O Ecoponto faz parte da política ambiental do Uberlândia Shopping – que leva a sério a responsabilidade socioambiental e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável. Com a instalação do Ecoponto, será possível aumentar a proporção de reciclagem e reutilização do lixo, reduzindo a proporção de resíduos que é encaminhado ao aterro sanitário.

 

Para de ter ideia, a população mundial produz cerca de 1,4 bilhão de toneladas de lixo por ano. No Brasil, são gerados 219 mil toneladas de lixo por dia. Isso corresponde a 5% do total mundial. Um brasileiro, em média, gera 1,04 kg de lixo por dia. E a geração de lixo em nível mundial não para de crescer. De acordo com previsão do Banco Mundial, de 2010 a 2025, dobrará o volume de resíduos sólidos no mundo. Em 2010 foram 1,3bi de toneladas e em 2025 será de 2,2 bi.

 

Ações com lojistas

A coleta dos resíduos é feita nas lojas do shopping desde a inauguração. Na área ambiental, o centro de compras conta com uma unidade para separação e compactação do lixo reciclável, administrada por uma empresa terceirizada. Para facilitar e ter um trabalho de qualidade, o shopping possui equipamentos para que os resíduos sejam destinados após serem processados. Com o maquinário específico, há uma redução do volume, que demanda menos viagens de caminhão para transporte aos locais adequados de descarte.

 

You might also like More from author

Comments are closed.