Uberlândia Shopping realiza Arraiá com barraquinhas típicas, shows e quadrilhas

74

O evento é aberto ao público e será realizado dias 29 e 30 de junho e 1º de julho

Junho é considerado o mês das festanças juninas. Tempo de tirar os casacos e as botas dos guarda-roupas e aproveitar as festividades típicas da época. No “Arraiá do Uberlândia Shopping” serão três dias de festança com direito a comida típica, quadrilha, brincadeiras e muito forró. O evento que já está na segunda edição, é uma parceria com a ONG Ação Moradia e será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a partir das 17h, no estacionamento do shopping.

Dentre as opções de iguarias típicas de um arraiá e que estarão sendo vendidos no local estarão: caldo, pastel, cachorro-quente, galinhada, batata frita, canjicada, doces, pipoca, pamonha e milho verde, quentão e vinho quente, maçã do amor, docinhos diversos, bolo de milho, pé de moleque, choco-frutas, e muito mais. Além disso, o evento terá também brincadeiras juninas para a criançada como pescaria e boca do palhaço.

De acordo com a fundadora da Ação Moradia, Eliana Maria Carrijo Setti, a parceria do Uberlândia Shopping demonstra responsabilidade social e cultural de seus organizadores. “Esse evento com certeza é de extrema importância, pois a renda arrecadada para nossa ONG oferecerá possibilidades de desenvolver as atividades planejadas em 2018, pois a missão da instituição é trabalhar para o desenvolvimento da qualidade de vida de família de baixa renda. Todo recurso captado no evento será encaminhado 100% para alavancar os projetos da Ação Moradia, de forma especial aos cursos de capacitação profissional e o atendimento de mais de 250 crianças que participam dos projetos”, disse.

O evento tem como intuito resgatar as tradições juninas. Além dos pratos típicos desta data, sua programação é composta pelas músicas e danças tradicionais, valorizando a cultura das barraquinhas e festejos.

“As festas juninas são muito tradicionais na região e são marcadas pela gastronomia e a união das famílias, por isso, pensamos em transformar o shopping em um grande arraiá. Será um evento para as famílias aproveitarem desde os quitutes até as apresentações artísticas”, disse o superintendente do Uberlândia Shopping, Fredson Dourado.

Moda boa

Como em toda boa festança junina o que não pode faltar é música para animar o público. Por isso, nos três dias de evento haverá show e apresentação de quadrilha com Trio Sucupira e Grupo de Quadrilha Pequeninos do Sertão (29/06), Robson e Graiado e Grupo Cultural Junino Forrozarte (30/06) e Trio Sucupira e Grupo Cultural Junino Forrozarte (1º de julho).

O Grupo de Quadrilha Pequeninos do Sertão nasceu em março de 2018 após participarem do workshop de culturas tradicionais de Uberlândia. Motivados e encantados pelas apresentações das diversas culturas, Folia de Reis, Catira e Quadrilha Junina, resolveram criar o grupo de quadrilha junina com o nome Pequeninos do Sertão, formado por 32 quadrilheiros. Fervorosamente se dedicaram aos ensaios para apresentação da etapa Mostra do 8º Festival de Quadrilha Juninas de Uberlândia.

O Grupo Cultural Junino Forrozarte foi o grupo de quadrilha vice-campeão do 8º Festival de Culturas Tradicionais realizado recentemente na 22ª Festa Junina da Ação Moradia. Este festival tem como objetivo valorizar e auxiliar as manifestações culturais populares mineiras, e promover o intercâmbio cultural dos quadrilheiros de Uberlândia com as quadrilhas juninas de várias partes do Brasil.

O evento traz ainda o forró pé-de-serra do Trio Sucupira, que têm uma grande paixão pela música e pela cultura nordestina. O trio conta com uma grande influência de artistas já consagrados no forró tradicional (pé-de-serra), como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Mestre Zinho, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino, além de se inspirar também nas revelações atuais da música brasileira.

A moda de viola também estará presente com a dupla Robson e Graiado, que desde a infância tem paixão pela música e principalmente pelas modas sertanejas, o que os levou a criar um estilo próprio, rústico e que conquistou um aglomerado de fãs em Uberlândia e Triângulo Mineiro. Sua música de trabalho, Moda do Mirosmar, foi aclamada pelo público e conquistou até o próprio Zezé di Camargo, que a cantou com a dupla no show de lançamento dessa moda.

You might also like More from author

Comments are closed.