Varandas: a alma do lar!

16

Espaço para descansar, receber e apreciar a paisagem, a varanda está presente em boa parte dos novos projetos de casas e apartamentos. O problema é que nem sempre a decoração escolhida torna o lugar convidativo e, nesses casos, pode se tornar um espaço “morto”.

Entre as dicas para evitar erros, está lançar mão de excesso de móveis. Vale ainda investir em iluminação, plantas, espaço gourmet, música ambiente, fontes e até ofurô (se houver espaço, é claro)!

Veja a seguir fotos de belos ambientes externos e confira mais de 30 ideias de varandas decoradas!

(Clique na primeira foto e avance, para ver toda a galeria).

O aconchego é um fator determinante para que a varanda seja frequentada. Portanto, aposte em móveis confortáveis, como os da foto. Porém, com tecidos leves e que não retém calor, para que fique um ambiente fresco!

O verde sempre é bem-vindo em varandas de casas e apartamentos. Vale incrementar os vasos com ganchos para pendurar lampiões, que eu particularmente uso e adoro!

Para apartamentos, o espaço é reduzido, e precisa improvisar! O móvel com prateleiras para dispor vasos incrementou a varanda, juntamente com o papel de parede de árvores, que faz relaxar.

Esta varanda conta com mesa para seis lugares, além de uma bancada, que faz o lugar ficar bastante útil diariamente!

A porta de vidro é a queridinha quando o assunto é separar a sala e a varanda. Portanto, capriche na decoração do terraço, porque ela é apreciada mesmo com a porta fechada.

A varanda gourmet é a queridinha da casa, toda revestida de peroba de demolição rústica, ela ganha o colorido das cadeiras de estilos diferentes.

Voltada para a área dos fundos, a varanda ocupa toda a largura da casa. Nela, sofá, poltrona e mesas de centro com rodinhas.

A varanda pequena ganhou bancos e vasos fixos de cumaru. No centro, duas lanternas cromadas dão charme ao ambiente e fornecem luz baixa à noite.

Azul, verde, vermelho e rosa se misturam nas espécies e móveis, formando um colorido diário, deixando o ambiente ainda mais interessante.

Suspensa em toras de eucalipto, a cobertura da varanda é de telhas de plástico transparente com bambu trançado, que também forma o painel na lateral. Os pufes de chita têm tudo a ver com o clima de praia!

Nesta varanda multifuncional, a churrasqueira fica perto da bancada de serviços, para facilitar o manuseio de carnes e alimentos. A escolha de móveis rústicos, de madeira de demolição e coloridos valoriza o ambiente.

Neste ambiente, a churrasqueira recebeu revestimento interno de tijolo e mármore para isolar o calor. No acabamento, placas de madeira forram a parede. Outro truque foi a aplicação de espelhos no frontão da pia, dando mais profundidade e claridade.

No primeiro andar da casa, a varanda do quarto tem deque, pedriscos e rede de madeira articulável.

Não tem tempo ruim nesta varanda: fechada com vidro, pode ser usada mesmo em dias de vento e chuva. Quando faz calor, o ar-condicionado da sala dá conta de refrescar. Em frente à churrasqueira, uma bancada de mármore serve de apoio para quem pilota o pequeno cooktop.

Na varanda do apartamento, a churrasqueira é revestida de cimento queimado. Para ajudar na organização visual, foram utilizados acabamentos rústicos em tudo. A parede, os armários e os móveis são de cruzetas.

Para garantir sombra, o pergolado na área gourmet deste apartamento térreo recebeu ripas de cumaru mais próximas entre si na área do cooktop e da churrasqueira. Os ladrilhos hidráulicos integram visualmente a varanda e o jardim.

No cantinho deste projeto coube até uma mini-hortinha, que mistura espécies perfumadas, como a lavanda e a arruda, e temperos – hortelã, manjericão miúdo e alecrim. A dica é: quanto mais você retira as folhas, mais elas ficam viçosas!

Nesta varanda, o tatame, feito de deque de cumaru, recebe o futon e as almofadas para compor o espaço destinado ao descanso. Atrás dele, na esquina da varanda, a floreira canelada forma o L, onde ficam os bambus altos, que garantem a privacidade dos moradores.

O banco de madeira maciça com futon complementa a sensação de aconchego da varanda!

Para destacar a parede onde ficam a churrasqueira, o forno de pizza e os armários na área gourmet desta casa, optou-se por um ladrilho hidráulico geométrico preto e branco. A coifa foi nivelada com duas prateleiras de madeira.

A peça inteiriça de cumaru esconde a viga invertida que acompanha todo o entorno da varanda. A mesa, do lado contrário, abriga a floreira com lágrima-de-cristo.

Na parte mais larga da varanda, a jardineira de cumaru com viburnos e o banco com zabutons. Ao fundo, vaso com jabuticabeira.

O gazebo integra-se à área externa graças à cobertura retrátil e aos fechamentos laterais de vidro duplo, que garantem o conforto térmico e acústico. Ali funciona um gostoso espaço gastronômico com churrasqueira.

Na parte aberta do terraço ficam plantas e espaçosos sofás com assentos e almofadas forrados com tecidos. Tudo para deixar o espaço confortável e convidativo para o relax.

A espreguiçadeira para as horas de sol fica ainda mais confortável com a almofada. A partir da esquerda, vasos com lavanda, jasmim-amarelo, azaleia, morango, mais lavanda, grumixama e tecomaria.

No quarto dos fundos deste sobradinho de vila, uma porta dá acesso ao terraço, uma deliciosa área de descanso. Vasos e lanterna decoram e dão vida ao lugar.

O lugar mais gostoso desta casa, na praia Taguaíba, no Guarujá (SP), é o terraço, que prolonga o living para a área externa. A boa ideia deste projeto são as portas de correr com vidro que se recolhem totalmente!

Parte do terraço foi fechada com vidros para dar mais conforto a quem frequenta o espaço gourmet. A madeira de demolição contrasta com elementos high-tech, como a TV LCD e o acabamento de aço inox da bancada.

A pérgola suspensa livra o terraço de pilares, que acabariam comprometendo a circulação da área. A estrutura flexível de bambu-mossô é sustentada, na parte superior, por dois cabos de aço e chumbada na parede com tubos de ferro escondidos no interior do material.

Nada melhor do que aproveitar o sol para relaxar na área externa, perto do jardim. Os tamboretes pretos decoram a aumentam a quantidade de assentos, para reunir toda a família!

Os caixotes verdes com viburnos contornam o guarda-corpo da varanda. Alternados, vasos com jabuticabeiras.

A parede revestida de madeira de demolição foi o ponto mais charmoso do projeto. O piso inicialmente era de porcelanato, mas ganhou um deque de fácil colocação, ladeado de pedras brancas que deram acabamento ao visual de jardim. A sensação é de um ambiente rústico e acolhedor!

Os móveis seguem o padrão clean do espaço, com tecidos de algodão sobre os itens de madeira e peroba rústica, como as poltronas e espreguiçadeiras – responsáveis pelo toque descontraído característico dos moradores.

E então, o que acharam?!! São ótimos exemplos de varandas muito bem aproveitadas, para se tornar um local agradável e usual!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta