Virada Cultural estimula economia criativa em Uberlândia

74

 

Evento acontece nos dias 6 e 7 de setembro, no Teatro Municipal

Patrimônio natural e cultural, espetáculos e celebrações, artes visuais, artesanato, literatura e serviços criativos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), esses são os fatores que formam a economia criativa. Nos dias 6 e 7 de setembro, todos esses segmentos terão um destino comum, com a segunda edição da Virada Cultural de Uberlândia, no Teatro Municipal.

Se por um lado o Brasil ainda sofre com a crise financeira, com queda de até 3,7% do (Produto Interno Bruto), a indústria criativa avança em grandes proporções, com crescimento de 70% no PIB do setor nos últimos dez anos. Essa estratégia de negócios, com atividades que aliam várias expressões culturais à gastronomia, entretenimento, lazer e serviços, tem sido a aposta de muitos brasileiros para a geração de trabalhos, renda e inclusão social. Em Uberlândia, não é diferente. Toda essa mistura foi o caminho para colocar a Virada Cultural na rota dos grandes eventos da cidade.

Cultura em movimento

Ao todo, serão mais de 150 artistas entre música, dança, teatro, gastronomia, literatura, artesanato, cinema e Viradinha Kids, com programação infantil exclusiva. Para a gerente de eventos, Carolina Miranda, o principal objetivo é democratizar o acesso da população aos profissionais de diferentes segmentos, fortalecendo por meio de uma ação conjunta a economia criativa no cenário local.

“A programação totalmente gratuita foi pensada para que todas as pessoas possam ter acesso às atividades e serviços nos dois dias de evento, contribuindo para uma rede cultural diversificada, num espaço que proporciona tudo isso que é o Teatro Municipal. O projeto vai além de uma alternativa de negócios. É uma forma de abrir portas e estimular o trabalho dos profissionais criativos em suas diversas áreas, com tudo rápido, dinâmico e com qualidade”, afirma.

Participação dos profissionais

Todos os artistas e demais profissionais que irão participar do evento estão sendo selecionados com antecedência pela empresa realizadora, VIVA Marketing. O objetivo é assegurar a organização e o espaço para que cada um possa expor o seu trabalho, conforme acordo pré-determinado.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Center Shopping e rádio Educadora. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.