Novas técnicas para diagnóstico e combate a calvície

0 581

A queda de cabelos e perda de volume capilar é um problema que incomoda homens e mulheres. Porém, hoje existem tratamentos efetivos que podem prevenir o problema e tratar o volume capilar. De acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, o primeiro passo é fazer o diagnóstico da causa. “Existem mais de 100 tipos de razões de queda. Entre elas estão: alteração de tireoide, deficiência de vitaminas, medicamentos, dermatites, emagrecimento, pós-parto, entre muitas outras. Já a calvície é diferente. A causa é genética, portanto, não tem cura, mas tem tratamento”, conta.

Com uma combinação de tratamentos e diagnóstico precoce conseguimos bloquear de 80 a 90% a evolução da calvície, afirma a dermatologista Juliana Gumieiro (Foto: Divulgação)
Com uma combinação de tratamentos e diagnóstico precoce conseguimos bloquear de 80 a 90% a evolução da calvície, afirma a dermatologista Juliana Gumieiro (Foto: Divulgação)

Queda de cabelo

Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios, que são substituídos por outros que nascem iniciando um novo ciclo. Para saber se a queda está normal, a especialista explica que hoje existem exames que determinam a exata porcentagem de queda dos fios. “É normal ter uma queda de 15 a 20% dos fios diariamente. Com o mapeamento digital Tricoscan, sabemos o quanto exatamente está a porcentagem para introduzir o tratamento adequado”, explica a especialista.

Novas tecnologias

Uma recente (e animadora) tecnologia que vem se expandindo no Brasil é o uso do LLLT (Low Level Laser Theraphy), um laser de baixa fluência que promove um estímulo dos folículos do couro cabeludo de forma indolor e não invasiva, tratando a calvície e redução do volume capilar.

O raio penetra no couro cabeludo aumentando o metabolismo através do ampliação da produção de energia (ATP) e diminuindo os radicais livres do local. Com isso, é possível observar o aumento da espessura, qualidade e força dos fios, além de um ganho visível de volume capilar e a diminuição da queda dos fios. “O laser estimula a produção das proteínas responsáveis pela formação dos fios e com isso produz um fio de melhor qualidade. O aspecto quebradiço e sem brilho dá lugar a um fio mais saudável. Também pode ser utilizado para tratar dermatite seborreica (caspa) e oleosidade excessiva, devido ao efeito antiinflamatório do laser. Ele melhora a vascularização local com a diminuição de edema e aumento do aporte de nutrientes para os fios”, conta Dra. Juliana.

Indicação do LLLT

O LLLT é indicado no tratamento de calvície feminina e masculina, queda importante e dermatites do couro cabeludo, sempre associada ao tratamento medicamentoso. Também é indicado após agressões químicas externas dos fios, como alisamentos e tinturas, que danificam a haste dos cabelos. São necessárias em torno de 16 a 20 sessões em aproximadamente três meses para observar os resultados e o aumento de volume.

You might also like More from author

Leave A Reply