Projeto de Conservação de tamanduás-bandeiras será tema de exposição inédita de fotos no Uberlândia Shopping

76

Objetivo é contar a história de tamanduás soltos e monitorados na natureza e trazer alerta sobre as ameaças à biodiversidade; mostra conta com fotos e oficinas lúdicas para crianças aproveitarem as férias

O Uberlândia Shopping recebe de 15 de julho a 7 de agosto, no jardim central, a exposição inédita de fotos do “Projeto TamanduASAS”, realizado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, que cadastra propriedades rurais propícias à reabilitação e soltura de animais silvestres em Minas Gerais, permitindo que os animais silvestres, em especial os tamanduás-bandeiras, sejam devolvidos ao seu ambiente natural com mais chances de adaptação e sobrevivência.

A mostra reúne cerca de 10 fotografias e ilustra o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto desde a chegada dos filhotes de tamanduás órfãos até a criação, reabilitação, os cuidados, as atividades de campo e algumas das ameaças que eles enfrentam em vida livre.

A médica veterinária, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Juliana Magnino, afirma que repassar o conhecimento e trazer conscientização sobre a realidade dos animais silvestres na natureza é de suma importância. “Precisamos contar para as pessoas o que está acontecendo com os animais em vida livre e as ameaças à biodiversidade que, na maioria das vezes, é causada pelo homem. Nosso intuito é sensibilizar as pessoas na busca por uma mudança de atitude individual. Precisamos atingir toda comunidade e é por isto que teremos essa mostra inédita. Vai ser impossível não se apaixonar pelo tamanduá-bandeira”, afirma.

Juliana salienta ainda que o grande diferencial do projeto TamanduASAS é a sua mensagem de preservação. “Além de trabalhar com uma espécie ameaçada de extinção, buscamos alternativas de mitigar as ameaças que eles sofrem na natureza. Com o monitoramento pós-soltura dos tamanduás, conseguimos entender o que realmente está acontecendo no ambiente, que reflete em todas as espécies e na biodiversidade. O tamanduá-bandeira é a nossa espécie chave para a conservação e vai deixar a mensagem da necessidade de mudanças, que precisa começar por cada um de nós”, reforça.

Oficinas lúdicas

Além da mostra fotográfica, a TamanduASAS também contempla oficinas de origami (dobraduras em papel), livro infantil “O incrível tamanduá-bandeira” e as ilustrações para colorir feitas pelo artista Guilherme Cahu, que produziu o livro infantil autoral “A Aventura de Bernardo” e terminou o mestrado em Design na UFPE, pesquisando a relação texto-imagem em livros ilustrados.

“A responsabilidade ambiental é um de nossos principais pilares. Nos comprometemos em promover e abraçar campanhas e exposições com caráter ambiental para difundir conhecimento e promover a conscientização. Estamos muito felizes por receber essa exposição tão importante, que retrata o trabalho de profissionais que estão se esforçando para melhorar nossa biodiversidade, salvar espécies ameaçadas de extinção e diminuir os impactos causados pelo homem”, afirma o gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Rayan Raison.

SERVIÇO:

Exposição TamanduASAS

Período: 15 de julho a 7 de agosto – Piso 1, jardim central, próximo às Lojas Americanas

Horário de funcionamento do Shopping

Oficinas

Período: 15 a 17 de julho, 22 a 24 de julho, e 29 a 31 de julho

Local: Piso 1, próximo às Lojas Americanas

Horário: das 14h às 20h

Atividade gratuita.

Sobre o Uberlândia Shopping

Inaugurado em março de 2012, o Uberlândia Shopping, pertencente à Aliansce Sonae, localizado na zona Sul da cidade, conta com 195 operações, distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área Bruta Locável, algumas inéditas na região como Starbucks, JohnJohn, House of Samsonite, Richards e Leroy Merlin, grandes âncoras como Centauro,Le Biscuit, Riachuelo, C&A e Renner, 17 operações na Praça de Alimentação, três restaurantes, hipermercado BIG e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Conta ainda com 2.400 vagas gratuitas de estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais, Espaço Família, Espaço Cliente, Bicicletário e wi-fi gratuito.

Referência em sustentabilidade, o Uberlândia Shopping adota desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e possui certificação ambiental (ISO14001) e de Segurança e Saúde (ISO 45001).

You might also like More from author

Comments are closed.