Reposição do colágeno é recomendada a partir dos 30 anos

574
envelhecimento-da-pele-jovem
O metabolismo começa a desacelerar a partir dos 30 anos, por isso é preciso pensar e agir diferente (Foto: Divulgação)

O colágeno representa 30% das proteínas presentes no organismo e é responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo. Com o passar dos anos a produção dessa substância reduz e a função dos ossos, cartilagens, tendões, ligamentos e a pele, fica limitada.

Atualmente a saúde está em pauta com mais frequência, o que tem refletido positivamente na preocupação com a alimentação e atividade física entre homens e mulheres. O metabolismo começa a desacelerar a partir dos 30 anos, por isso é preciso pensar e agir diferente.

Fundamental para o funcionamento do organismo, o colágeno, a partir da idade citada anteriormente, reduz em 1% ao ano e após os 50 anos, em 65%. Flacidez, fragilidade, menos elasticidade e força são consequências da diminuição na produção natural dessa proteína.

A primeira e importante atitude que deve ser tomada é consumir alimentos que contém a substância. “Carnes e gelatina natural são ricos em colágeno. É importante também ingerir frutas que têm vitamina C, pois elas potencializam a absorção da proteína”, comenta Carolina Domingues, nutricionista do Hospital Santa Clara.

A tecnologia, aliada a ciência e a biologia, trabalha a favor. Na estética, especialistas trabalham em prol do colágeno, desenvolvendo produtos específicos para cada necessidade da pele. O colágeno é classificado do tipo I ao XII, mas na indústria cosmética, devido à eficácia, o tipo I é mais utilizado.

A extração do colágeno, para fim cosmecêutico, pode ser realizada de diversas formas, sendo as mais comuns na pele de alguns animais e também em vegetais. O colágeno mais parecido com o da pele humana é do bovino. Através da modificação molecular é possível utilizar a proteína em benefício estético.

A Bel Col é a empresa de grande destaque nesse seguimento e conseguiu explorar melhor os benefícios do colágeno, utilizando a substância em todos os produtos. “O colágeno traz inúmeros benefícios e tê-lo presente em todas as linhas de tratamento reforça a importância em cuidar da pele, seja ela madura, ressecada, acneica, com manchas, entre outras”, diz Líliam Tavares, esteticista e representante da Bel Col na região.

A Bel Col oferece quatro versões, que corresponde às necessidade específicas com  fluidos com alta concentração de colágeno (Foto: Bel Col/Reprodução)
A Bel Col oferece quatro versões, que corresponde às necessidade específicas com fluidos com alta concentração de colágeno (Foto: Bel Col/Reprodução)

Ter hábitos saudáveis proporciona benefícios para o funcionamento do organismo, mas também contribui em todo e qualquer tratamento estético. Por isso, alie o consumo adequado dos alimentos, a ingestão de líquido e a prática da atividade física, com os produtos desenvolvidos exclusivamente para o cuidado com a pele.

You might also like More from author

Comments are closed.