Trufas: a iguaria mais valorizada na alta gastronomia

735

A trufa é uma das iguarias mais apreciadas na alta gastronomia. O fungo é encontrado em maior número na Itália, Croácia, França e Espanha. A “trufa mais valiosa” nos últimos cinqüenta anos, foi vendida, em 2012, por um preço record em um leilão internacional. Um ovo frito com a iguaria custa mais de R$ 200 no Brasil.

Trufa negra de 1,2 vendida na região de Périgord, na França (Foto: Divulgação)
Trufa negra de 1,2 vendida na região de Périgord, na França (Foto: Divulgação)

A peça de quase 1,5 kg foi cobiçada por celebridades como a cantora Madonna, a atriz Elizabeth Hurley e o chef Jamie Oliver, porém foi arrematada pelo bilionário de Hong Kong Stanley Ho, conhecido como o Rei das Apostas.

As trufas sempre tiveram preços estratosféricos e em efeito da produção cada vez mais baixa no último século, uma espécie de meca das trufas brancas, por exemplo, ultrapassou os 6 mil euros o quilo (aproximadamente R$ 16 mil). O episódio aconteceu na tradicional feira de Alba, na Itália.

A maioria das trufas negras é produzida na Europa. A França é responsável por 45% da produção, Espanha com 35%, a Itália 20% e pequenas quantidades em outros lugares do mundo.

No Brasil, o consumo é pouco comprado a outros países, porém é possível degustar pratos finos feitos com a iguaria por aqui. Eu, por exemplo, amo trufas e sempre que tenho oportunidade faço questão de apreciar esta iguaria. Quem me conhece sabe que, às vezes, saio daqui e vou para Ribeirão Preto só para comer.

Quem ler o este post e também for fã, por favor, comente aqui.

Um beijo. Bom fim de semana, gente!

You might also like More from author

Comments are closed.